As Spice Girls foram capazes de mudar o cenário da música para sempre, quando surgiram em meados dos anos 1990. Naquela época, antes de 1996, as bandas de rock alternativo e rap estavam em alta. No entanto, as cinco mulheres transformaram um gênero e uma geração com seu hino de empoderamento e poder feminino, com a canção “Wannabe”.
ANÚNCIO
Quando a banda lançou seu álbum de estreia Spice em 1996, tornou-se uma sensação global com canções pop perfeitamente elaboradas - como “Who Do You Think You Are” e “2 Become 1″ - com o objetivo de atender às massas. E elas fizeram: os sucessos de rádio alegres do álbum, letras malcriadas e fantasias sem vergonha acenderam um movimento de seguidoras e fãs no mundo todo, e se mantiveram como um dos grupos femininos mais vendidos de todos os tempos
Em comemoração ao aniversário de 25 anos do do CD de estreia “Spice”, o grupo anunciou o lançamento de discos de vinil, fitas cassete, linha de roupas e até versões de músicas inéditas do álbum. Por aqui, para quem cresceu ouvindo Posh, Sacary, Baby, Ginger e Sporty, podemos dizer que aprendemos algumas lições por meio das músicas deste trabalho.
“Se quiser ficar comigo, terá que se dar bem com as minhas amigas”
Das letras e acordes de “Wannabe” aprendemos sobre o valor da amizade e, que nenhum relacionamento amoroso pode ficar entre você e suas amigas. Em nossa sociedade, somos ensinadas de que as mulheres são inimigas competindo por amor e sucesso, mas na verdade há espaço para todas nós e alimentar a competição feminino só enfraquece os nossos laços. Esta, talvez, tenha sido a primeira lição de feminismo para muitas meninas daquela época. As Spice Girls estavam transmitindo a mensagem de uma forma acessível - pregando a liberação sexual, abraçando a individualidade e dando apoio inabalável à amizade feminina.
Diversidade e aceitação
Outro feito da banda foi nos ensinar sobre diversidade e aceitação, devido à variedade de identidades das Spice Girls, adaptadas à feminilidade de cada uma, o que ajudou seu público a se sentir visto de maneiras diferentes, provando que a feminilidade não era unidimensional. Para muitos fãs da comunidade LGBTQIA+, as Spice Girls foram fundamentais para ajudá-los a abraçar suas autenticidades - seja por meio da vulnerabilidade de suas letras, de sua excentricidade ou de sua alegria pura. As Spice Girls eram inspiradoras: elas representavam a fantasia de ser quem você é, sem limitações.
Seja qual for a maneira que você foi impactado pelas Spice Girls, é inegável o poder que o grupo tinha e a influência que as integrantes ainda conseguem exercer. Elas foram inspiração para muitos outras grupo de garotas que vieram depois e que continuam a revolucionar o mundo da música a favor das mulheres.