logo
Saúde e Bem-estar 30/04/2021

Chá matcha: ele realmente ajuda a queimar gordura e combater o câncer? Descubra

A próxima bebida da moda? O chá verde matcha. E as suas vantagens são surpreendentes!

Por : Redação

Anunciado pelos melhores nutricionistas e celebridades preocupadas com a saúde, o matcha não é um chá verde típico. Ele é um concentrado de alta qualidade que tem sido usado nas cerimônias do chá japonesas por centenas de anos.

Saiba mais:


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


O que é matcha

Matcha é uma forma concentrada em pó de chá verde que é usada há séculos na China e no Japão. Ele é feito de folhas da planta do chá Camellia sinensis,  um arbusto perene da família Theaceae.

Todo o chá vem desta planta, mas as variações de cor e sabor são o resultado de diferenças no processamento.

Ao contrário de outros tipos de chá, o matcha contém as folhas inteiras do chá, fornecendo uma fonte mais concentrada de nutrientes. Ele também tem um sabor forte e distinto, que muitos comparam ao espinafre ou grama de trigo.

O segredo por trás da superforça do matcha é encontrado em seus compostos polifenóis chamados catequinas, que são um tipo de antioxidante encontrado em superalimentos como chá verde, cacau e maçãs.

Valorizado por ser mais denso em catequina do que a maioria dos alimentos, os benefícios do matcha à saúde geralmente chegam para aqueles que o bebem regularmente. Os benefícios potenciais variam de melhora da saúde cardíaca a níveis mais baixos de açúcar no sangue, aumento da perda de peso e muito mais.

Benefícios

Pode ajudar a prevenir o câncer

Pesquisas mostram que o consumo de chá verde pode reduzir potencialmente o risco de câncer. Alguns dos cânceres específicos que o matcha demonstrou beneficiar incluem:

  • câncer de bexiga;
  • câncer de mama;
  • câncer de cólon e reto; e
  • câncer de próstata.

Promove a perda de peso

Vários estudos promissores descobriram que o chá matcha pode ajudar a promover e manter a perda de peso duradoura.

Por exemplo: um estudo (em inglês) publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que beber um chá com alto teor de catequinas por 12 semanas levou a reduções significativas na massa gorda, peso corporal e circunferência da cintura em comparação com um grupo de controle.

Outra pesquisa (em inglês) descobriu que matcha pode aumentar o metabolismo e impulsionar a queima de gordura para ajudar a aumentar a perda de peso a longo prazo.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: