logo
/ Unsplash
Saúde e Bem-estar 22/03/2021

5 maneiras como o estresse afeta sua aparência; aprenda a evitá-lo

Há mudanças que ocorrem dentro do nosso corpo — e é assim que esse problema muda o seu visual

Por : Redação

Você pode não saber, mas o estresse afeta a sua aparência. Quando estamos inquietas, deixamos as rotinas de beleza de lado. Porém, não é só isso. Há mudanças que ocorrem dentro do nosso corpo — e é assim que esse problema muda o nosso visual. Saiba mais sobre o tema:

 

Leia também

 

 

Como o estresse afeta sua aparência

Envelhecimento precoce

O estresse produz cortisol e adrenalina, hormônios que diminuem a elasticidade da pele e contribuem com o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Outro efeito negativo é o surgimento de cabelos grisalhos.

 

Mudança drástica de peso

O estresse altera a produção de hormônios que influenciam a maneira como o intestino processa e metaboliza os alimentos que comemos, e isso pode causar ganho ou perda de peso, rápida e excessiva.

 

Queda de cabelo

O estresse enfraquece os folículos capilares. Ele também pode levar à tricotilomania, o impulso de arrancar os cabelos.

 

Unhas quebradiças

Quando estressado, o corpo produz menos queratina, que é a proteína que garante o crescimento e a resistência das unhas. Ou seja, o estresse causa porosidade e rachaduras.

 

Problemas de pele

O estresse pode causar um desequilíbrio no pH da pele. Isso faz com que a derme fique seca e sem brilho ou, ao contrário, muito oleosa, o que dá origem à acne e ao surgimento de manchas.

 

Como evitar o estresse

Para evitar que o estresse afete a sua aparência, a primeira coisa que você precisa fazer é atacar a raiz do problema. Você pode reservar um tempo do seu dia para relaxar e meditar. Sim, é essencial que você tenha um momento para si mesma.

Se você perceber que o estresse persiste apesar das medidas, deve procurar um especialista.

 

Leia também