logo
/ Unsplash
Saúde e Bem-estar 11/03/2021

6 suplementos alimentares para controlar o estresse

Por : Redação

Os suplementos, como o próprio nome sugere, são produtos que servem para complementar uma dieta e, entre os seus ingredientes, encontramos minerais, vitaminas e aminoácidos importantíssimos.

Eles não devem, em nenhum momento, substituir uma alimentação completa e balanceada — embora sirvam, também, para prevenir problemas como estresse e ansiedade. Saiba mais:

 

Leia também

 

Chá verde

O chá verde contém muitos antioxidantes polifenólicos, que proporcionam benefícios à saúde. Pode reduzir o estresse e a ansiedade, aumentando os níveis de serotonina.

Esta bebida possui efeitos antioxidantes, antimutagênicos, antidiabéticos, anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais, além de possuir propriedades preventivas do câncer.

Se as propriedades das especiarias forem adicionadas a isso, é considerada uma bebida “milagrosa” contra o envelhecimento da pele e das células.

 

Valeriana

A raiz de valeriana é um auxílio popular para dormir devido ao seu efeito calmante.

Contém ácido valerênico, que altera os receptores do ácido gama-aminobutírico para reduzir o estresse.

Da mesma forma, a valeriana é usada para tratar estados de nervosismo e, em particular, ansiedade. É aconselhável ter em mente que esta planta não deve ser combinada com a ingestão de antidepressivos.

 

Erva-cidreira

A erva-cidreira pertence à família da hortelã e foi estudada por seus efeitos anti-ansiedade e estresse crônico.

Uma das principais ações da erva-cidreira, e pela qual é mais conhecida, é seu suave efeito sedativo, que pode ajudar quem está estressado.

Em um estudo publicado no Journal of Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, crianças menores de 12 anos sofrendo de inquietação e insônia foram tratadas com uma combinação de extrato de raiz de valeriana e erva-cidreira.

A mistura de ervas foi aliviou o estresse e ajudou a tratar a insônia.

 

Ômega 3

Um estudo mostrou que os estudantes de medicina que receberam suplementos de ômega-3 tiveram uma redução de 20% nos sintomas de estresse.

 

Ashwagandha

Ashwagandha é uma erva usada na medicina ayurvédica para tratar o estresse e a ansiedade. Vários estudos sugerem que é eficaz para outros transtornos.

Também ajuda a combater a depressão, aumenta a fertilidade e a testosterona nos homens e pode até aumentar a função cerebral. A suplementação com ashwagandha pode ser uma maneira fácil e eficaz de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

 

Kava

Kava é um membro psicoativo da família da pimenta.

Ele tem sido usado como sedativo no Pacífico Sul e está sendo usado cada vez mais na Europa e nos Estados Unidos para tratar o estresse e a ansiedade moderada, bem como a insônia.

O seu sabor é bastante amargo, a sua consistência é leitosa e um pouco espumosa, pelo que é aconselhável não beber em pequenos goles, mas sim o mais rápido possível.

 

Leia também