Alimentos que parecem saudáveis, mas podem prejudicar sua perda de peso

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Se você decidiu emagrecer neste 2021 , há uma lista de alimentos que você deve cuidar ao incorporar na dieta, pois podem arruinar todos os seus esforços ou atrasar sua evolução.

Graças à publicidade e às falsas crenças que se repetem sem bases científicas, muitos desses produtos se popularizaram como saudáveis — mas, se você não tomar cuidado, deixarão de ser seus aliados.

 

Leia também

 

Alimentos que podem prejudicar sua perda de peso

Frutos secos

As nozes são uma ótima fonte de gorduras saudáveis ​​que beneficiam a saúde do coração, ossos e músculos, além de fornecer antioxidantes, apoiar o sistema nervoso e dar beleza à pele.

Porém, se você as consumir de forma descontrolada, irá exceder as calorias que precisa consumir diariamente para reduzir as medidas, já que, por exemplo, apenas 100 gramas de amêndoas têm 604 calorias e as avelãs, 587.

Ou seja, desde que não tenham sido processados ​​com sal, açúcares ou óleos, são bem-vindos em sua dieta, mas respeitando as porções corretas para que não a sabotem.

 

Sucos naturais

As frutas sempre serão saudáveis, principalmente quando falamos de suas versões naturais não processadas nas grandes fábricas, pois assim contam com muito açúcar adicionado.

Mas ficam ainda melhores quando se come a fruta inteira em vez de fazer os deliciosos sucos ou smoothies que, embora não estraguem, ao serem esmagados perdem grande parte da fibra alimentar e o índice glicêmico no sangue sobe.

De acordo com Better with Health, muitas das frutas — como maçã e laranja — mantêm suas propriedades e antioxidantes intactas quando comidas sem misturar. Mas isso não significa que você vai eliminar completamente os sucos de sua vida, apenas tome cuidado.

 

Pão integral

Se você é uma daquelas que confiam cegamente quando vê a palavra “integral” na embalagem dos alimentos, talvez em alguma ocasião tenha se enganado, porque nem sempre são 100% feitos dessa forma.

Portanto, antes de comprar o pão, olhe sua lista de ingredientes, porque por lei os primeiros são os que têm maior percentual de uso.

Ou seja, o primeiro da lista deve ser farinha de trigo integral para consumi-lo com confiança. É claro que, embora atenda a esse requisito, não o coma diariamente ou em grandes quantidades, pois aumenta a resistência à insulina.

 

Granola

A melhor opção para os fãs de granola é fazer em casa, já que a maioria dos produtos comerciais é feita com muito açúcar — o que acontece com outros produtos que parecem diet, como barras energéticas.

É a combinação de cereais, nozes, frutas desidratadas — e às vezes até um pouco de chocolate — que resulta em febre alta e acelera o processo de digestão.

O problema é que são alimentos feitos com muitos aditivos e óleos refinados que os tornam insalubres e ricos em calorias.

 

Bebidas esportivas

Se, após uma sessão de exercícios intensa, você toma uma bebida especial para se hidratar, pense duas vezes.

Sim, eles cumprem o que prometem, mas são feitos com uma quantidade considerável de adoçantes, sódio e cores artificiais que o corpo leva para se dissolver. Por esse motivo, não os tome diariamente.

 

Leia também