5 truques infalíveis para parar de roer as unhas

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Se você é daquelas pessoas que passam o dia todo com os dedos na boca, este artigo é para você. Nós ensinamos 5 truques infalíveis para parar de roer as unhas.

 

Leia também

 

Truques para parar de roer as unhas

Estresse e ansiedade são os principais motivos pelos quais as pessoas adquirem esse hábito. No entanto, o costume, na maioria dos casos, vem de crianças.

O hábito de roer as unhas é denominado onicofagia. Isso não afeta apenas a aparência física de suas mãos, mas pode danificar permanentemente suas unhas, dentes ou gengivas.

Por outro lado, essa área de suas extremidades tende a acumular bactérias que, quando levadas à boca, também podem causar doenças.

 

Mantenha sua manicure em dia

Para acabar com o hábito de roer as unhas, uma das técnicas é mantê-las bem cuidadas. Isso diminui a chance de você querer bagunçar sua manicure e diminuirá a tentação de colocar as mãos na boca.

Se possível, use esmaltes de gosto amargo que, quando você tenta roer as unhas, são desagradáveis.

 

Use unhas postiças

Uma forma de proteger as unhas do hábito de roê-las é usando unhas postiças. Você saberá que a sensação de mastigá-las não é a mesma.

Como um bônus, as unhas postiças vão ajudá-lo a deixar suas “originais” descansarem e crescerem.

 

Bola antiestresse

Como explicamos no início, roer as unhas é causado principalmente por estresse. Portanto, comprar uma bola antiestresse pode ser uma das soluções para aliviar a pressão e manter as mãos ocupadas.

Isso é especialmente eficaz se você estiver no trabalho, quando temos muitos momentos de impaciência ou ansiedade.

 

Vá a um especialista

O hábito também pode vir de crianças, assim como de adultos.

Uma boa ideia é procurar um especialista em saúde mental que o ajudará a identificar as causas e oferecerá alternativas para criar padrões de comportamento que contribuam para o autocontrole.

Além do estresse laboral ou acadêmico, a onicofagia pode ter origens internas como culpa, baixa autoestima ou desequilíbrios emocionais.

 

Pratique um esporte

Você pode incluir uma rotina de exercícios em sua vida diária , seja na academia ou ao ar livre, para ajudá-lo a aliviar o estresse.

Outra opção muito eficaz é fazer uma aula de ioga ou pilates . Esses tipos de atividades são infalíveis para drenar a tensão acumulada, bem como reduzir a ansiedade. Ajuda a distrair sua mente e produz endorfinas que farão você se sentir melhor física e mentalmente.

 

Leia também