Feliz e saudável: 5 alimentos que ajudarão você a liberar endorfina

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Com níveis mais altos de endorfina, sentimos menos efeitos negativos do estresse e da ansiedade. E, com a ajuda de alguns alimentos saudáveis, você pode obter esses benefícios. O melhor de tudo: você pode consumi-los puros ou adicioná-los ao seu menu.

 

Chocolate escuro

O grupo de produtos químicos encontrados no chocolate escuro aumenta a produção de endorfina, serotonina e dopamina, que atuam como antidepressivos naturais.

Infelizmente, há um problema. Um estudo descobriu que seu efeito estimulante não dura muito: apenas 3 minutos! Por causa disso, é melhor dividir o chocolate em pequenas quantidades em vez de comê-lo de uma só vez.

 

Laranja

Estudos descobriram que a vitamina C pode estimular a liberação de endorfina no cérebro.

Comer muitas frutas cítricas e coloridas, junto a vegetais verde escuros, é uma ótima maneira de melhorar seu humor, sem mencionar sua saúde.

Lembre-se também que a vitamina C é solúvel em água. Isso significa que nossos corpos não podem armazená-lo, por isso devemos manter nossos níveis cheios todos os dias.

 

Arroz integral

Todos os grãos integrais são uma boa fonte de vitamina B, que é responsável por manter seu sistema nervoso sob controle.

Se o seu sistema nervoso central está funcionando bem, você ainda será capaz de produzir muita endorfina, bem como serotonina e dopamina para se sentir bem.

Uma vantagem é que o arroz integral pode ser tão flexível quando se trata de incorporá-lo em suas refeições. Ele pode acompanhar a proteína do seu almoço ou jantar, ou você pode até adicioná-lo às sobremesas.

 

Banana

Além de conter vitaminas B e C, que ajudam a estimular a liberação de endorfina, a banana também contém triptofano, o aminoácido que auxilia na produção de serotonina.

Além disso, o B6 encontrado em bananas pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue — o que, por sua vez, regula o humor.

 

Nozes

As gorduras saudáveis encontradas nas nozes ajudam a produzir hormônios chamados eicosanóides, que estimulam a produção de todos os neurotransmissores mais populares, incluindo endorfina, serotonina e dopamina.

Além disso, sabe-se que as pessoas que têm alto consumo de gorduras saudáveis experimentam níveis mais baixos de depressão, estresse e ansiedade.