5 remédios caseiros para aliviar as dores menstruais de maneira efetiva

Siga

Nova Mulher
Divulgação/iStock

A maioria das mulheres experimenta dores menstruais antes e durante seu período. Enquanto algumas sentem um leve desconforto, outras podem sentir uma dor extremamente incômoda.

Para acabar com esse problema, deixamos uma lista de remédios caseiros muito eficazes para ajudá-la a ter algum alívio “naqueles dias”.

 

Leia também

 

5 remédios caseiros para aliviar as dores menstruais

Exercício

Pode parecer absurdo se exercitar quando você mal consegue se levantar, mas a atividade física aumenta a circulação sanguínea e libera endorfinas, substâncias químicas cerebrais que promovem o bem-estar.

Uma atividade moderada, como caminhar, pode ser benéfica. Você também pode tentar ioga para aliviar o desconforto, pois pode ser mais fácil de realizar se você sentir cansaço e fadiga. Seja o efeito relaxante das posturas ou alongamento dos músculos, essa prática pode fazer muito bem.

 

Chá de ervas

Remédios caseiros podem, sim, ajudar a reduzir as dores menstruais. Chás de hortelã e camomila são eficazes para aliviar o desconforto à medida que acalmam o corpo. Diz-se também que chás compostos por gengibre e erva-doce são úteis para o alívio da dor.

 

Calor

Aplicar calor ao abdômen é algo que proporciona alívio quase instantâneo durante cólicas menstruais dolorosas, pois ajuda a relaxar seus músculos.

 

Certos alimentos

Alimentos como cerejas, abóbora, pimentas e tomates têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a reduzir o desconforto. Consumir amêndoas, espinafre, iogurte e manteiga de amendoim também pode ajudar neste trabalho graças ao seu alto teor de magnésio.

Comer frango, peixe e vegetais verdes pode ser útil, pois eles contêm ferro, que é essencial para incluir em sua dieta durante esses dias — assim como alimentos ricos em vitamina B6 e E, como mamão, arroz integral e brócolis.

E não se esqueça de repor seus níveis de água comendo alimentos como alface, pepino, melancia e frutos.

 

Óleos essenciais

Massagear a área abdominal com remédios caseiros à base de óleos essenciais (como lavanda, rosa e canela) pode ajudar a reduzir as dores menstruais. Basta tomar algumas gotas nas mãos e depois massagear a área com movimentos circulares por cinco minutos por dia para estimular a circulação sanguínea.

 

Leia também