Tristeza durante o período menstrual afeta cerca de 80% das mulheres; como lidar com ela?

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Muitas de nós não sabemos por que nos sentimos tristes e irritáveis durante o período menstrual, mas a verdade é que as mudanças de humor (e até mesmo físicas) afetam cerca de 80% das mulheres durante “aqueles dias”.

 

Leia também

 

Por que nosso humor muda?

Não há uma explicação específica para que 80% das mulheres experimentem mudanças de humor durante o período menstrual. No entanto, especialistas apontam que é provável que esteja relacionada com flutuações hormonais que ocorrem durante a segunda metade do ciclo.

Uma baixa concentração de serotonina pode levar à tristeza, à irritabilidade e a outros sintomas, como:

  • ansiedade
  • baixa libido
  • cansaço/fadiga
  • esquecimento
  • insônia
  • náusea
  • pouco apetite

 

O que fazer?

Para atacar os sintomas da TPM, é importante consultar um médico para avaliar seu caso e pensar em medicamentos como contraceptivos hormonais, que ajudam a melhorar os sintomas.

Também é importante fazer mudanças no estilo de vida que ajudem a melhorar o fluido sanguíneo e contribuam para a geração de serotonina. Entre eles recomendamos:

 

Pratique exercício

Permanecer fisicamente ativa por pelo menos meia hora por dia vai ajudá-la a combater seus sintomas menstruais. Você não tem que se esforçar muito. Você pode sair para uma caminhada, por exemplo.

 

Coma de forma saudável

Tente resistir aos desejos por fast-food que podem surgir durante o período pré-menstrual. Comer produtos açucarados, gordurosos ou altos em sódio pode prejudicar seu humor.

Sugerimos que você coma muitas frutas, vegetais e grãos integrais. Evite álcool e cigarro, assim como café. Eles podem aumentar os sintomas de depressão durante o período.

 

Descanse o suficiente

O sono é muito importante para nossa saúde. Sugerimos que você durma oito horas por dia, especialmente uma semana antes do seu período menstrual.

 

Evite situações estressantes

É importante minimizar suas chances de estresse. Especialistas recomendam o uso de técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e exercícios de respiração profunda.

Tente evitar discussões, especialmente com o parceiro ou com seus entes queridos. Isso só vai alterar ainda mais o seu humor.

 

Leia também