5 alimentos para evitar a todo custo se você tiver uma ressaca

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Às vezes, ter uma ressaca pode parecer sinônimo de fome. Sua cabeça dói, sua boca está seca e seu estômago pode estar um pouco confuso. E, quando você pensa em comer, deve ficar atenta ao tipo de comida, pois há certas coisas para não piorar o desconforto.

 

Alimentos gordurosos

De acordo com o portal Food NDTV, não existe cura para ressaca à base de alimentos gordurosos. “Tudo o que você pensou que sabia sobre curar uma ressaca pode estar errado”, disse Ali Tager, nutricionista e coach de saúde.

“Dar a si mesmo um deleite com alimentos gordurosos é, na verdade, a pior coisa que você pode fazer para o seu corpo. O álcool recorre o mesmo caminho metabólico que a gordura.”

 

Proteínas

“Você deve ter muito cuidado com a proporção de proteínas e carboidratos da sua comida”, disse Tager.

“Seu nível de açúcar no sangue pode ser baixo por tomar álcool demais, então certifique-se de que o que você está comendo inclui um equilíbrio saudável de carboidratos e proteínas para mantê-la estável.”

Refeições fáceis de digerir — como mingau de aveia — são perfeitas para um momento de ressaca, especialmente no café da manhã.

Para um prato mais pesado como o almoço, Tager recomenda comer uma proteína magra — como frango ou peru — com carboidratos complexos — como quinoa, batata doce ou arroz integral.

 

Café e suco de laranja

Sim, eles não são alimentos como tal, mas vale a pena notar que bebidas matinais — como café e suco de laranja — podem ser prejudiciais à ressaca.

“Você também deve evitar cítricos, pois eles são pesados em seu estômago”, disse Tager. No entanto, afirma que não há problema em beber cafeína, desde que você permaneça hidratada.

“A cafeína é um diurético e vai drenar a água necessária para curar uma ressaca”, disse a nutricionista Sharon Brown. Isso pode muitas vezes causar perturbação estomacal, e a desidratação pode piorar esses sintomas.

 

Lanches de alto teor de sódio

Alimentos com alto teor de sódio também podem piorar os sintomas de ressaca.

“Lanches como pretzels, chips, azeitonas, picles e presunto são ricos em sódio. Então, a menos que você planeje beber muita água para corrigir todo o desequilíbrio líquido, é melhor deixar os lanches salgados até se sentir melhor”, diz a nutricionista Lynell Ross.

 

Álcool (obviamente)

Embora muitas pessoas recorram a bebidas específicas como um Bloody Mary para aliviar os sintomas da dor de cabeça, não é uma cura.

Nutricionistas e médicos concordam que, enquanto beber pode aliviar temporariamente os sintomas, isso fará você se sentir pior do que se você apenas se reidratar e permanecer saudável por, bem… pelo menos um dia.

 

Fonte: Nue va Mujer