logo
/ Reprodução/Nueva Mujer
Saúde e Bem-estar 30/11/2020

Conheça os benefícios das sementes de chia e como você deve consumi-las

Por : Nova Mulher

Nos últimos anos, as sementes de chia se tornaram grandes aliadas para as pessoas que levam um estilo de vida saudável graças aos grandes benefícios de seu consumo.

Essas sementes são ideais para aquelas pessoas que querem perder peso — mas, para alcançar esse objetivo e obter todos os seus benefícios, você precisa saber exatamente como eles funcionam.

Este alimento é rico em fibras, com 9,75 gramas por porção, contendo 4,69 gramas de proteína por porção, de modo que quando consumidos dão a sensação de saciedade.

 

Leia também

 

Os benefícios das sementes de chia

Sabemos que pode nos ajudar a manter uma vida saudável. Mas o que beneficia exatamente esse alimento?

 

Controla a ansiedade

Como mencionado acima, a chia tem uma alta porcentagem de fibra, o que oferece uma grande sensação de saciedade. Isso o torna ideal para comer lanches saudáveis e de baixa caloria.

 

Ajuda a hidratar

Essas sementes são capazes de conter até 12 vezes seu peso na água, por isso funcionam como um reservatório que ajuda a hidratação do seu corpo.

 

Previne o envelhecimento precoce

Tem uma excelente reação para evitar os efeitos dos radicais livres e cria grande resistência ao meio ambiente e ao estresse. Dessa forma, é capaz de prevenir sinais de envelhecimento na pele.

 

É rainha do ômega 3

Um dos benefícios mais mencionados da chia é a sua alta porcentagem de ômega 3. Para ingerir esse nutriente, é essencial que as sementes sejam esmagadas ou mastigadas.

 

Fornece energia

Seu alto concentrado de vitaminas e minerais faz dela uma fonte perfeita de energia, por isso é um alimento perfeito para consumir pela manhã antes de iniciar todas as tarefas.

 

Ajuda a purificar toxinas

Elas são perfeitas para uma desintoxicação, pois conseguem eliminar os líquidos tóxicos que às vezes permanecem em nosso corpo, melhoram a flora intestinal e previnem a oxidação celular.

 

Flan de chia

Ingredientes

  • sementes de chia
  • água
  • leite em pó
  • mel ou adoçante
  • sua fruta favorita

 

Modo de preparo

Em um copo de água, adicione leite, chia e mel ou adoçante. Mexa bem e leve para a geladeira à noite. Pela manhã, terá a consistência do creme, pois absorve um grande volume de líquido, adquirindo uma textura densa, cremosa e levemente gelatinosa. Você pode acompanhá-lo com algumas frutas como morangos, maçãs, banana ou amoras.

 

Água de limão com chia

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de sementes de chia
  • adoçante
  • suco de 1 limão
  • 300 mililitros de água

 

Modo de preparo

Comece adicionando 100 mililitros de água a um copo grande e adicione as sementes de chia. Deixe as sementes de molho em água por uma hora, até que uma massa gelatinosa se forme por conta própria. Adicione o resto da água, bem como o suco de limão à mistura. Misture por um minuto, até que os ingredientes estejam bem incorporados, depois adicione o adoçante.

Uma xícara dessa bebida deve ser consumida pela manhã antes do café da manhã.

 

Fonte: Nueva Mujer