O consumo de nozes afeta a fertilidade? Novo estudo indica que sim

Reprodução / IFLS

Uma nova pesquisa publicada no site IFLS mostra uma conexão entre o consumo de nozes e a qualidade do esperma em homens. Segundo o estudo, aqueles que adicionaram o fruto à sua dieta por 14 semanas melhoraram a contagem e função da célula reprodutiva.

Fatores ambientais e estilo de vida têm sido associados a mudanças na contagem e qualidade do esperma. Beber, usar drogas e fumar estão todos associados a mudanças negativas na produção de esperma.

Esta nova pesquisa conduziu um ensaio clínico randomizado para investigar se e como o consumo de nozes altera a metilação do DNA do esperma, em um ensaio denominado ‘Fertinuts’. 72 homens jovens saudáveis ​​e não fumantes foram levados para o estudo, alimentando um grupo de 48 participantes com uma mistura que incluía amêndoas, avelãs e nozes.

Eles então compararam a taxa de metilação nesses participantes com o grupo de controle de 24 participantes que não adicionaram nozes à sua dieta. Seus resultados mostraram que nenhum dos grupos viu mudanças globais na metilação do DNA do esperma, mas o grupo da noz demonstrou mudanças significativas em 36 regiões genômicas do início ao fim do ensaio, 97,2% das quais exibiram hipermetilação. Não houve mudanças significativas vistas no grupo sem castanhas.

Um estudo anterior já havia descoberto que a suplementação de uma dieta de estilo ocidental com nozes, avelãs e amêndoas melhora a qualidade do esperma em homens saudáveis em idade reprodutiva, e sugeriu que esses efeitos benéficos poderiam ser o resultado de uma redução na fragmentação do DNA do esperma ou mudanças na metilação do DNA. Esta nova pesquisa mostra que existem algumas regiões sensíveis do epigenoma do espermatozoide que respondem ao consumo de nozes, alterando o esperma e sua capacidade de fertilizar.

Exatamente quais nutrientes nas nozes atuam na metilação do esperma ainda não estão claros, mas os pesquisadores destacam o ácido fólico e a genisteína como possibilidades. Se o mesmo efeito pode ser alcançado por meio de suplementos ou se existem outros benefícios potenciais para a saúde de seu consumo são áreas ainda devem passar por uma investigação mais aprofundada.

VEJA MAIS: