Rotinas de cuidados com a pele para eliminar acne em adolescentes

Siga

Nova Mulher
Reprodução/Nueva Mujer

Eliminar acne sempre foi uma tarefa bastante irritante para todos, seja com cremes ou remédios caseiros. E, para adolescentes, é um pouco mais complicado do que o normal.

Por isso, é melhor implementar uma rotina especializada de cuidados com a pele para essa etapa quando você começa a experimentar maquiagem e seu corpo passa por muitas mudanças — o que pode levar a surtos de espinhas.

No entanto, existem várias rotinas projetadas para adolescentes e vários tipos de pele. Veja:

 

Rotinas de cuidados com a pele para cuidar da sua acne

Pele oleosa

Hidratante: use um hidratante à base de gel leve toda vez que lavar o rosto, no máximo duas vezes por dia. Tente manter o uso de corretivos e bases ao mínimo e certifique-se de remover a maquiagem corretamente com um removedor de maquiagem sem óleo à noite.

Limpador: use um à base de ácido salicílico para sua pele oleosa. Se você tem acne, você pode usar um que contém peróxido de benzoílo. Aplique e esfregue suavemente até espumar, deixe agir por cerca de 2 a 3 minutos e enxágue.

Protetor solar: use um protetor solar à base de gel com FPS 30 regularmente. Não só quando você está saindo, mas também em casa.

Dieta: tente manter a ingestão de açúcar e leite ao mínimo para evitar surtos. Para eliminar a acne você pode usar gel de peróxido de benzoíla ou ácido salicílico como tratamento localizado.

Lembre-se de não beliscar sua pele ou tentar estourar suas espinhas, pois elas deixarão uma cicatriz ou mancha escura.

Se você tem acne moderada a grave, é melhor visitar um dermatologista para tratá-lo.

 

Pele seca

Hidratação: este é o componente mais importante da sua rotina de cuidados com a pele. Use um hidratante contendo parafina líquida, manteiga de karité ou manteiga de cacau. Isso vai ajudar a hidratar a pele por um longo tempo. Aplique sempre um hidratante espesso antes de dormir.

Tente não manter a temperatura do ar condicionado muito baixa e não durma diretamente sob um ventilador. Isso vai secar ainda mais a pele.

Quanto a um removedor de maquiagem caseiro, você pode usar óleos como amêndoa ou coco para remover todos os traços de maquiagem. Enxague seu rosto e aplique um pouco de mel para que suas propriedades antibacterianas ajudem a eliminar a acne mesmo antes de aparecer.

Limpador: use um leve, não brilhante projetado para pele sensível seca. Fique longe de esfoliantes, quaisquer produtos cintilantes e água quente. E sim, isso também inclui vapor para abrir seus poros.

Protetor solar: apenas usando uma fórmula de protetor solar no seu hidratante, você pode proteger sua pele, impedindo-a de secar ainda mais e rachar.

Dieta: tente comer alimentos ricos em ômega 3 e 6 ácidos graxos como nozes, linhaça, sementes de chia, peixes e mariscos.

 

Pele regular

Hidratante: use um hidratante à base de água leve duas vezes ao dia. Use sempre um hidratante toda vez que lavar o rosto. Além disso, lembre-se de remover a maquiagem corretamente antes de dormir para evitar fugas.

Limpador: você pode usar um sem espuma duas vezes por dia.

Protetor solar: use uma fórmula de gel protetor solar com FPS 30. Reaplique a cada 2 horas quando estiver ao ar livre e também se sua casa tiver muitas janelas.

Dieta: o mesmo se aplica aos adolescentes que têm pele seca, consistindo de alimentos ricos em ômega 3 e 6 ácidos graxos como nozes, linhaça, sementes de chia, peixes e mariscos.

 

Como saber qual é o seu tipo de pele

Se você não sabe qual tratamento usar para eliminar acne, então guie-se com este método rápido e eficaz para descobrir qual é o seu tipo de pele.

Coloque uma folha de papel sobre seu rosto e bata levemente contra ela em diferentes áreas. Segure a lâmina contra a luz para determinar quanto óleo é visível.

Se a folha recolheu pouco ou nenhum óleo, é provável que você tenha pele seca. Se a folha de transferência revelar óleo na testa e nas áreas do nariz, sua pele é regular. Finalmente, se o seu papel está saturado de óleo, é provável que você tenha pele oleosa.