5 perguntas sobre a relação entre câncer de mama e alimentação

Unsplash

Há várias razões que podem nos levar ao câncer de mama. Sendo uma doença multifatorial, diversas variáveis que não podemos controlar influenciam, mas também há outras que dependem do nosso estilo de vida.

Uma dieta correta faz parte do último grupo. Por isso, o portal Nueva Mujer conversou sobre o assunto com o oncologista Alfredo Lau López.

 

A maneira como comemos determina que sofremos de câncer de mama?

Sim, a obesidade é uma fonte de todos os tipos de doenças, incluindo o câncer. Homens têm câncer de próstata e mulheres têm câncer de mama. Em ambos os casos, também influencia no desenvolvimento de alguns tipos de câncer de cólon.

 

Como deve ser uma dieta saudável para nos proteger do câncer?

O básico é gastar as mesmas calorias que você consome, manter um equilíbrio. Se você come muito, então você tem que se exercitar mais para queimar todas essas calorias.

 

Em países onde há menos câncer de mama, como as mulheres se alimentam?

Onde menos casos dessa doença ocorrem é no Sudeste Asiático. Eles quase não comem carnes vermelhas e sua principal fonte de proteína é o peixe a proteína de soja. Em contraste, países do norte da Europa, como Inglaterra, Suécia e Dinamarca são os lugares onde o câncer de mama mais proliferou e os laticínios (queijos, leite, creme) são uma parte essencial da dieta.

 

Que alimentos teríamos que comer para nos proteger do câncer?

Uma comida como essa não pode evitar. Você precisa comer uma dieta equilibrada para influenciar positivamente sua saúde, embora o câncer dependa não apenas da comida, mas de outros fatores. De qualquer forma, é benéfico comer alimentos que contêm vitaminas E e C, porque ajudam suas células a não morrer.

 

Em suma, que alimentos não devemos comer se quisermos diminuir a probabilidade de câncer de mama?

Carnes cozidas ou expostas demais diretamente ao fogo devem ser evitadas porque produzem substâncias que se tornam cancerígenas. Carnes curadas e defumadas também não são recomendadas. A nitrosamina (ácido nítrico) é adicionada quando processada e essa substância é capaz de causar câncer. Além disso, o consumo excessivo de açúcar refinado tem sido demonstrado para causar câncer de mama. Você pode substituí-lo por açúcar mascavo ou mel.