3 benefícios surpreendentes de tomar banho com água gelada

Reprodução / Andrea Piacquadio / Pexels

Nem sempre o clima está quente o suficiente para tomar banho com água gelada. No entanto, os benefícios desta prática para a saúde podem fazer você reconsiderar esta ideia.

Confira os pontos positivos de encarar o chuveiro frio, de acordo com o portal de saúde Dr. Axe:

  1. Maior clareza mental

Estudos revelaram que as pessoas que usam chuveiros com temperaturas muito frias experimentam níveis maiores de energia, foco, foco, produtividade e desempenho mental ou cognitivo.

A água gelada pode “acordar” imediatamente e algumas pessoas descreveram que os efeitos estimulantes são comparáveis ​​aos de beber uma xícara ou duas de café.

gif
  1. Melhora a circulação e reduz a inflamação

Os chuveiros frios fazem o corpo reagir, melhorando as funções cardiovasculares, cognitivas e musculoesqueléticas. Estudos mostram que os banhos de gelo ajudam a reduzir a dor e a inflamação musculares, além de melhorar a recuperação muscular e a função cardiovascular após o exercício.

Os efeitos anti-inflamatórios da exposição ao frio incluem aumento da frequência cardíaca, fluxo sanguíneo e absorção de oxigênio, o que contribui para a circulação saudável, essencial para ajudar os músculos e outros tecidos a se recuperarem adequadamente.

gif
  1. Mais confiança e humor

Ao superar o seu medo de ficar desconfortável ou sofrer um estresse agudo devido a água gelada, você pode aprender a lidar melhor com os sintomas fisiológicos que seu corpo experimenta quando você está realmente estressado ou com medo.

Estudos sugerem que a terapia pelo frio pode até beneficiar aqueles que sofrem de depressão, ansiedade e ataques de pânico.

Além de liberar endorfinas e outros produtos químicos que nos deixam mais alertas, tomar banhos com água gelada ajuda melhorar o humor, já que impulsos elétricos nas terminações nervosas periféricas do cérebro podem ter alguns efeitos antidepressivos.

gif