Criaram um exame de sangue que pode revelar câncer 10 anos antes de se manifestar

O procedimento está sendo desenvolvido pelo Sloan Kettering Cancer Fighting Center, nos Estados Unidos.

Em aproximadamente dois anos, com um simples exame de sangue, qualquer tipo de tumor pode ser identificado até dez anos antes de se manifestar no corpo.

Isso se deve a um procedimento desenvolvido pelo Sloan Kettering Cancer Fighting Center, nos Estados Unidos, segundo informações do jornal britânico Daily Mail. As investigações já realizaram o teste para diagnosticar 161 pacientes com câncer de pulmão, próstata e mama.

O teste foi chamado de "biópsia líquida" por seus inventores e é capaz de fazer uma extensa análise de DNA no sangue, como forma de prever quaisquer sinais de possíveis tumores.

Rastreio precoce do cancro

Os resultados apontam para o sucesso em 90% dos exames. No caso de tumores difíceis de identificar, como o pâncreas, o sucesso é menor, 55%,

A "biópsia líquida" pode identificar qualquer tipo de tumor em qualquer órgão do corpo. No sistema, ocorre um processo complexo de análise de DNA que fornece sinais relacionados ao aparecimento de tumores.

Os pesquisadores preveem que o teste será aplicado como um teste de rotina, como os realizados para detectar colesterol alto e pressão alta.

Os pesquisadores dizem que esse procedimento pode reduzir o número de mortes causadas por câncer em até 50%.