logo
Beleza 19/07/2021

Quais mulheres são mais propensas a ter manchas na pele e o que fazer para evitá-las?

As manchas na pele geralmente aparecem nas áreas mais expostas ao sol

Por : Redação

As manchas na pele geralmente aparecem nas áreas mais expostas ao sol. As mais visíveis (e as mais incômodas) aparecem no rosto e variam em tamanho.

Ter a pele clara ou expor-se à radiação solar com frequência ou mais intensa do que o normal são considerados fatores de risco. Afinal de contas, as manchas escuras são o resultado de uma produção desequilibrada de melanina: após a exposição ao sol, ela se acumula em diferentes áreas como um mecanismo de proteção.

Embora na maioria dos casos haja uma predisposição genética para o aparecimento de manchas escuras, alguns hábitos também podem desencadeá-las:


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


As principais causas das manchas na pele

Exposição ao sol

As mulheres têm maior probabilidade de apresentar manchas na pele quando não se protegem adequadamente do sol.

Segundo especialistas, é importante evitar o sol entre as 10h e as 15h; usar um protetor solar que o proteja dos raios UVA e UVB com fator maior que 50; e usar roupas que cubram os braços e as pernas.

Envelhecimento

Conforme a nossa pele envelhece, a produção de melanina se torna menos precisa e resulta no aparecimento de manchas

Gravidez e menopausa

As mulheres que passam por esses dois estágios também podem enfrentar desequilíbrios hormonais, o qual pode se manifestar com uma superprodução de melanina.

Acne

Mulheres que já passaram por processos inflamatórios, como acne, também podem apresentar manchas escuras como resultado dessa fase.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: