logo
Beleza 12/07/2021

Colágeno: como produzir essa proteína que mantém a pele jovem e saudável?

O colágeno afeta o funcionamento da pele e da estrutura óssea; porém, sofre variações ao longo do tempo. Aprenda a compensá-lo!

Por : Redação

O colágeno é uma proteína importante para o organismo, já que afeta o funcionamento da pele e da estrutura óssea. Porém, ele sofre variações ao longo do tempo.

De acordo com o portal especializado em saúde Saber Vivir (em espanhol), ele é produzido em grande quantidade desde o começo da vida, mas, entre os 25 e 30 anos, começa a diminuir.

Embora existam suplementos, é possível reforçar a produção de colágeno naturalmente. Veja só:

Alimentos que estimulam a produção natural de colágeno

Para produzir colágeno, o corpo combina nutrientes e aminoácidos que obtém através de alimentos com alto índice proteico. Além disso, o organismo precisa de substâncias como zinco, cobre e vitamina C.

De acordo com o jornal El Español (em espanhol), todos esses componentes podem ser absorvidos por meio da dieta. Entre os ingredientes que mais indicados, estão:

  • abacaxi
  • amora
  • frango
  • frutas cítricas (limão, laranja, tangerina etc.)
  • kiwi
  • manga
  • mariscos
  • mirtilo (blueberry)
  • morango
  • ovo
  • peixes

Alho, tomate, vegetais verdes e castanha-de-caju também auxiliam na produção dessa proteína.

Alimentos proibidos

Os alimentos que não ajudam muito são os açúcares e os carboidratos refinados, que podem danificar o colágeno.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Hábitos que incentivam a produção de colágeno

A comida não é o único “segredo” para estimular o colágeno naturalmente.

Atividades físicas

O exercício em sessões moderadas também atua na preservação da substância, capaz de proporcionar flexibilidade e resistência a várias partes do corpo, como tendões, músculos e cartilagem.

Hidratação

De acordo com o portal especializado em saúde Cuerpomente (em espanhol), a hidratação correta também tem papel fundamental na preservação dessa proteína.

Sono

Além disso, é importante descansar. Um sono reparador tem benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios e aumenta a secreção do hormônio do crescimento. A longo prazo, isso melhora a síntese de colágeno.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: