O colágeno é uma proteína importante para o organismo, já que afeta o funcionamento da pele e da estrutura óssea. Porém, ele sofre variações ao longo do tempo.
ANÚNCIO
De acordo com o portal especializado em saúde Saber Vivir (em espanhol), ele é produzido em grande quantidade desde o começo da vida, mas, entre os 25 e 30 anos, começa a diminuir.
Embora existam suplementos, é possível reforçar a produção de colágeno naturalmente. Veja só:
Alimentos que estimulam a produção natural de colágeno
Para produzir colágeno, o corpo combina nutrientes e aminoácidos que obtém através de alimentos com alto índice proteico. Além disso, o organismo precisa de substâncias como zinco, cobre e vitamina C.
De acordo com o jornal El Español (em espanhol), todos esses componentes podem ser absorvidos por meio da dieta. Entre os ingredientes que mais indicados, estão:
- abacaxi
- amora
- frango
- frutas cítricas (limão, laranja, tangerina etc.)
- kiwi
- manga
- mariscos
- mirtilo (blueberry)
- morango
- ovo
- peixes
Alho, tomate, vegetais verdes e castanha-de-caju também auxiliam na produção dessa proteína.
Alimentos proibidos
Os alimentos que não ajudam muito são os açúcares e os carboidratos refinados, que podem danificar o colágeno.
ANÚNCIO
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Hábitos que incentivam a produção de colágeno
A comida não é o único “segredo” para estimular o colágeno naturalmente.
Atividades físicas
O exercício em sessões moderadas também atua na preservação da substância, capaz de proporcionar flexibilidade e resistência a várias partes do corpo, como tendões, músculos e cartilagem.
Hidratação
De acordo com o portal especializado em saúde Cuerpomente (em espanhol), a hidratação correta também tem papel fundamental na preservação dessa proteína.
Sono
Além disso, é importante descansar. Um sono reparador tem benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios e aumenta a secreção do hormônio do crescimento. A longo prazo, isso melhora a síntese de colágeno.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: