A acne não é algo exclusivo das peles mais jovens, ter espinhas depois do trinta pode ser algo super normal, porém, é sempre bom saber o motivo que elas aparecem.
ANÚNCIO
Veja algumas razões pelas quais a acne pode aparecer depois dos 30:
Alterações Hormonais
Alterações hormonais são uma das principais causas de acne em adultos. Isso pode ocorrer devido ao ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, gravidez ou síndrome dos ovários policísticos (SOP). A flutuação dos níveis de hormônios como testosterona e progesterona pode estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo, resultando em acne.
Estresse
O estresse pode desencadear a produção de hormônios que aumentam a oleosidade da pele e a inflamação, contribuindo para o surgimento de acne. A relação entre estresse e acne é bem documentada, e o estresse pode piorar os sintomas em quem já está propenso à acne.
Mudanças na Rotina de Cuidados com a Pele
ANÚNCIO
Mudanças na rotina de cuidados com a pele, como a introdução de novos produtos ou a mudança para produtos inadequados para o seu tipo de pele, podem causar acne. Produtos com ingredientes comedogênicos (que obstruem os poros) podem contribuir para o aparecimento de espinhas.
Dietas e Hábitos Alimentares
Alguns estudos sugerem que dietas ricas em açúcares refinados e laticínios podem estar associadas ao desenvolvimento de acne em adultos. Embora a relação entre dieta e acne não seja totalmente compreendida, alguns alimentos podem desencadear ou agravar a condição.
Uso de Produtos de Maquiagem
Produtos de maquiagem que não são removidos adequadamente ou que contêm ingredientes comedogênicos podem contribuir para a acne. Além disso, o uso de maquiagem pesada e o acúmulo de produtos podem obstruir os poros.
Condições Médicas Subjacentes
Algumas condições médicas, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e desequilíbrios hormonais, podem causar acne em adultos. Problemas de saúde como esses podem impactar a produção de óleo e a saúde da pele.
Uso de Medicamentos
Certos medicamentos, como corticosteroides e alguns anticonvulsivantes, podem causar acne como efeito colateral. É importante estar ciente dos possíveis efeitos adversos dos medicamentos que você está tomando.
Consultar um dermatologista pode fornecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado para melhorar a saúde da sua pele e lidar com a acne de forma eficiente.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.