As mudanças de estação exigem o uso de roupas tanto quentes quanto frescas, dependendo do lugar onde você mora, e encontrar uma peça que se adapte aos climas, além de fazer você parecer moderna e elegante, enquanto atende às suas necessidades, pode ser um verdadeiro desafio, pois são nesses momentos em que os preços aumentam e, às vezes, é difícil pagar por eles.
ANÚNCIO
É por isso que Cecilia Ollero, Country Manager da GoTrendrier, numa entrevista com a Nova Mulher, revela um hack infalível que fará com que pareça uma amante da moda, sem gastar muito e parecendo elegante, enquanto cuida do seu bolso. ”Estamos convencidos de que a peça mais sustentável é aquela que já existe, e por isso queremos que a segunda mão se torne na primeira opção.”
O que Cecilia Ollero coloca em primeiro lugar é fazer uma introspecção, com três perguntas importantes: quem somos, o que gostaríamos de transmitir, o que realmente precisamos. Depois, sentar-se em frente ao armário e realizar o que ela chamou de "detox de armário", para saber quais peças não serão usadas e merecem uma segunda vida. Por fim, ela reforça a importância de um consumo responsável que ajude a reduzir o impacto ambiental.
"A mudança de estação é um momento muito bom para reconsiderarmos que imagem queremos transmitir e como, quem somos e como podemos nos expressar através das roupas. Então é um excelente momento para fazer as duas coisas. Por um lado, sentar em frente ao nosso armário e decidir quais peças sim e quais peças não. Nós chamamos isso de detox de armário. É se questionar que peças você quer conscientemente para aquela estação", explicou Cecilia Ollero, Gerente de País da GoTrendier.
Endossou o valor de como uma peça de roupa te faz sentir e se realmente atende às necessidades do momento, especialmente em tempos em que o clima é incerto ou estamos diante de uma mudança de estação, quando os preços aumentam.
Como criar looks elegantes de baixo custo em mudanças de temporada?
As pequenas mudanças e a abertura para uma transformação de guarda-roupa são a chave, além de incentivar um consumo responsável, onde as promoções e a urgência por roupas novas não afetem o meio ambiente, são a chave para conseguir um visual elegante e útil nas mudanças de estação e clima.
“Não tem o mesmo estilo pessoal no inverno que no verão. E acredito que isso pode mudar. E acho importante que tenhamos a oportunidade de fazê-lo, de mudar ao longo do tempo. Assim, aos poucos, construir um estilo pessoal que torne nosso consumo mais consciente.”
ANÚNCIO
Encontra o melhor preço
Nas plataformas e sites onde é possível comprar roupas em segunda mão, os consumidores são conscientizados sobre o que realmente precisam e o que não, enquanto encontram aquela peça que tanto desejavam a um preço imbatível, sendo este mais um de seus benefícios.
“Comprar em segunda mão também tem a vantagem de, como você disse, geralmente ser mais barato e, em muitos casos, praticamente novo, às vezes até com a etiqueta. Isso vai fazer com que sua compra seja mais consciente, pois você vai pensar o que realmente precisa. Não é como se eu fosse levado pela vista de um desconto.”
Promove o consumo responsável
Cecilia Ollero reafirma sua posição sobre consumo responsável, exemplificando com a fabricação de um par de jeans e como isso pode causar um impacto em roupas que depois não são mais usadas.
"Um par de jeans, desde a fabricação da matéria-prima até ser descartado, consome 7500 litros de água apenas na fabricação, além das vezes que são lavados e, em média, as roupas são usadas apenas sete vezes. Então estamos consumindo muito mais do que realmente precisamos. Estamos produzindo muito mais do que necessitamos, e esta é uma excelente maneira de dar uma segunda vida a essas peças que estão praticamente novas, sem sacrificar nenhuma parte da experiência de compra de produtos novos", começou Cecilia Ollero.
Dê uma chance a peças de segunda mão
A troca e venda de roupas de segunda mão são o futuro da moda, e é por isso que cada vez mais especialistas recomendam essas práticas. Entre elas, o GoTrendier se destacou como uma das plataformas que não apenas dão uma segunda vida às peças, mas também permitem uma renda extra. ”Estamos focando muito em como desestigmatizar ou como mudar a percepção em relação à moda de segunda mão. Na verdade, vocês não verão isso aqui, mas temos uma seleção de roupas e acredito que o importante é saber que são peças que, em muitos casos, estão em perfeito estado.”
Além disso, a Country Manager da GoTrendier endossou o valor de eliminar os preconceitos sobre roupas de segunda mão e a importância que elas têm para combater as mudanças climáticas: ”Primeiro vou procurar em segunda mão e depois, se não encontrar, então verei, ou já irei para marcas mais sustentáveis, ou aos poucos vou gerando essa consciência sobre a forma como consumimos também para efetivamente evitar a superprodução, o superconsumismo.”
Inspire-se em outras fontes
As mudanças de estação permitem que explore e transforme o seu guarda-roupa, pode combinar peças e fazer infinitas misturas que te permitam cobrir as suas necessidades enquanto é fiel ao seu estilo, olhe revistas, observe tendências e fique com aquilo que ressoar com você e que te faça sentir mais confortável.
"Neste momento, temos uma tonelada de estímulos ou fontes de inspiração para conseguir isso. Acredito que esse processo de explorar, experimentar, testar também é importante e nos ajuda a encontrar, pois é nesse ponto que dizemos ok, assim sou eu e com estas roupas ou com estas peças, com estes acessórios, me sinto mais eu", disse Cecilia Ollero.
Crie um guarda-roupa cápsula
Muito se fala sobre a importância de ter um guarda-roupa cápsula, que inclui cerca de 30 peças atemporais e básicas que são fáceis de combinar entre si, isso permitirá que, independentemente das mudanças de estação ou até mesmo de clima, você esteja perfeita.
"Devemos ter um armário composto por peças versáteis. Um guarda-roupa cápsula para mim pode ser muito diferente de um guarda-roupa cápsula para você. Pelo seu estilo, pelo seu estilo de vida, sua rotina. Basicamente é. 'Ei, quantos looks posso fazer com a mesma calça? Ou quantos looks posso fazer com a mesma camiseta e brincar com isso? No final, multiplicar e com o menor número possível de peças como um desafio, quantos looks diferentes poderia fazer com esta saia?' E realmente te dará menos sensação de que está repetindo o look, mesmo que esteja repetindo as peças."
Lembre-se de que não é necessário gastar muito dinheiro para parecer incrível, e aqui está a magia de um consumo responsável que promove uma filosofia onde colocamos em equilíbrio o que realmente precisamos, enquanto oferecemos uma segunda chance às nossas roupas para serem usadas por outras mulheres que as ajudarão em suas necessidades.