Já parou para pensar que quando você está estressado, o que é algo normal ultimamente para quem tem um emprego, uma família e uma vida social, podemos nos sentir cada vez mais ansiosos e ficar irritados do nada, sendo uma resposta comum ao estresse. Mas, ao mesmo tempo, nosso corpo reage internamente com a liberação de um hormônio chamado cortisol, sendo o hormônio para lutar ou fugir, desencadeando processos fisiológicos que nos ajudam a responder a um perigo eminente.
ANÚNCIO
Leia também:
As unhas ombré estão em alta no mundo da beleza e é hora de apostar
Mas recentemente, o TikTok começou a se questionar se o cortisol alto pode afetar nossa beleza, nos deixando menos atraentes e não nos ajudando a perder peso, mostrando até como podemos ter uma cara de cortisol em si, que nos deixou obcecados sobre o dano em potencial que essa coisa pode ter sobre nós.
O cortisol não é de todo mal, já que ele ajuda a regular o metabolismo e manter a pressão arterial estável, sendo necessário para nossa sobrevivência. Mas, tudo eme excesso tem seu dano, e como cortisol é necessário para ajudar nosso corpo a responder a um estresse físico ou emocional, ele também pode nos prejudicar trazendo um estresse sutil, com sintomas conduzidos que se não olhados, podem virar uma condição médica séria.
Regular o cortisol se tornou uma tendência recente e uma preocupação para muitas pessoas, mas realmente conseguimos controlar os níveis de cortisol? O que causa o cortisol alto pode ser algo enganoso, pois os níveis variam do dia para a noite e de acordo com o ritmo circadiano do nosso corpo. Além disso, em pessoas saudáveis, o nível de cortisol está sob o controle do cérebro, enviando sinais para quando um estresse nos acorda de manhã.
Os sinais de um cortisol patologicamente elevado por conta de uma condição médica são o ganho de peso na área abdominal, arredondamento facial, estrias roxas escuras e uma protuberância mais gordurosa na parte de trás do pescoço, sendo também chamada de Síndrome de Cushing, trazendo até um tumor não cancerígeno nas glândulas supra-renais, causando até uma fadiga e fraqueza muscular na parte superior das pernas. Portanto, nada melhor do que consultar o seu médico e entender como isso te afeta, para cuidar o quanto antes.
ANÚNCIO
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.