Todas nós queremos um olhar fresco, iluminado e que projete um rosto relaxado, mas muitas vezes nos deparamos com um inimigo: as olheiras, aquelas áreas escurecidas ou inchadas sob os olhos que boicotam tudo, refletindo apenas cansaço e uma imagem desleixada, e o pior é que nem todas as olheiras são disfarçadas com o contorno de olhos que está na moda.
ANÚNCIO
E isso se deve, principalmente, porque existem diferentes tipos de olheiras, e de acordo com isso é que os tratamentos e maquiagens adequados devem ser aplicados, de modo a favorecer-nos. O renomado dermatologista argentino, Simón Scarano, explicou esta semana em seu canal do Youtube quais são esses tópicos e outros procedimentos que funcionam muito bem para cada tipo de olheira.
Estas podem ser de cor marrom, violáceas ou acinzentadas, que costumam aparecer sob as pálpebras inferiores, mas também na região superior, podendo ser acompanhadas por certo grau de inchaço ou inflamação na área, e é algo que afeta tanto mulheres quanto homens igualmente, e que não distingue entre etnias ou idades.
Quais são os tipos de olheiras?
Scarano classifica-as em pigmentares, vasculares, anatómicas e bolsas.
1. Manchas de pigmento: Estas olheiras são caracterizadas por hiperpigmentação, resultado do depósito de pigmento sob a pele. O especialista explicou: “Os melanócitos são ativados, sintetizam pigmentos e estes se depositam na pele da área. Costumam ocorrer em pessoas com dermatite atópica. Em algumas pessoas, essa área resseca e causa coceira, levando à inflamação”. Elas são marrons.
2. Vasculares: essas ocorrem porque a pele na área é muito fina e deixa os vasos sanguíneos da derme visíveis. São de cor violácea devido a veias muito grandes e dilatadas, ou má circulação.
3. Anatômicas: São resultado da maneira como o rosto é formado.
ANÚNCIO
4. Bolsas: Responde a fatores genéticos. José González Vidal, oftalmologista e cirurgião plástico ocular da clínica Miestetic: “Elas se formam devido a uma perda de tônus muscular no músculo e na pele da pálpebra inferior, o que resulta em flacidez e afinamento da pele”. Também pode ser causado por retenção de líquidos, conforme relatado pelo jornal El País.
Como tratar cada tipo de olheiras
É necessário ter uma alimentação adequada, assim como se exercitar e, acima de tudo, ter um bom descanso.
1. Manchas de pigmentação: "É necessário usar retinoides formulados adequados para a área dos olhos. (...) Eles são aplicados à noite, após a limpeza, a cada dois dias", disse Scarano e recomenda o contorno de olhos com retinol da Neutrogena; o Redermic R, da La Roche; o retino de Roc, e o contorno de olhos com retinaldeído da Avène.
2. Vasculares: Para isso, recomendou-se usar o Thiamidol encontrado nos contornos de olhos antipigment da Eucerin. Também o Hyalu Absolut Contorno de Olhos; ou o Revitalift, da L'Oreal.
3. Bolsas: Estas não vão ceder a nada tópico, como máscaras ou cremes. A única solução definitiva é remover a gordura do rosto através de um procedimento cirúrgico realizado por especialistas.