A idade não passa em vão e um dos sinais são os cabelos grisalhos, que para muitas são detestáveis para milhões de mulheres. Tinturas e mechas ajudam muito a disfarçá-los, mas também danificam o cabelo, por isso, se há algo natural que possa camuflá-los sem deteriorar a fibra capilar, é a henna, que por ser natural fará com que o cabelo não perca seu brilho e vitalidade.
ANÚNCIO
Na natureza, existem duas maneiras de manter o cabelo com sua cor como na adolescência. A primeira é a henna, composta pela trituração das folhas da árvore Lawsonia Inermis, que serve como um corante vegetal e também ajuda a nutrir o cabelo. Outra opção são os tinturas herbais, que contêm henna e plantas ayurvédicas.
Quando se fala de henna, surgem muitas dúvidas, pois há quem afirme que danifica o cabelo, não cobre o suficiente ou que seu efeito não é duradouro. No entanto, muitas dessas dúvidas acabam caindo no abismo dos mitos. Este produto natural pigmenta em tons de cobre, no entanto, se desejadas outras tonalidades, como castanhos ou pretos, recomenda-se tinturas à base de ervas.
Entre os seus benefícios destacam-se a prevenção da queda de cabelo e a não irritação do couro cabeludo, proporcionando mais brilho aos fios, sendo um poderoso cobridor para os cabelos grisalhos, reduzindo a caspa e podendo ser usado com frequência por não conter químicos.
Três mitos que você deve descartar
1. Cobrir totalmente os cabelos grisalhos
Embora a henna cubra os cabelos grisalhos, o resultado pode variar. Pode ser necessário fazer várias aplicações para conseguir uma cobertura completa e uniforme dos cabelos grisalhos.
2. Deixa os cabelos grisalhos alaranjados
Isto é totalmente mentira, pois a hena interagirá com a cor do cabelo que se tem no momento de tingi-lo. O mais comum é que no início os cabelos grisalhos se tornem como reflexos acobreados em cabelos castanhos e reflexos alaranjados em loiros claros. Não se aprecia a mudança de tom em cabelos pretos.
3. A cor desbota facilmente
Falso! Mesmo este produto natural "é uma tintura permanente, portanto, não sai com as lavagens. A cor vai desaparecendo gradualmente, mas nunca desaparecerá completamente. (...) A duração da henna é maior, um tom intenso pode durar até 3 meses", afirma o portal da Henna Lovers.
ANÚNCIO
3 verdades para compartilhar
1. Hidrata o cabelo
Este produto deixa o cabelo suave e sedoso. Especialistas neste processo de tingimento afirmaram que "a henna, por ser adstringente, em alguns casos, quando o cabelo está seco ou danificado, pode causar essa sensação de ressecamento, por isso é recomendável adicionar óleo natural à pasta de Henna".
2. Coloração Permanente
A henna tingirá de forma permanente, e a cor se intensificará com o tempo devido à oxidação. Pode cobrir os cabelos brancos, mas o resultado será mais eficaz se for utilizada henna de alta qualidade e se seguir corretamente o processo.
3. Cores Limitadas
A henna pura dá uma cor avermelhada. Para obter outras tonalidades, ela é combinada com outras plantas como o índigo (para tons escuros) ou a cassia (para tons mais claros).