Essa pergunta sem dúvidas gera polêmicas. De um lado, aquelas que defendem o uso do sutiã com unhas e dentes. Por outro lado, estão as que dizem que só devem usar essa peça em certas ocasiões do dia e, por último, aquelas que dizem que essa peça não serve para nada.
ANÚNCIO
Estudo sobre os efeitos do uso de sutiã nos seios
O médico francês Jean Denis Rouillon, da Universidade de Franche-Comté, estuda os efeitos do sutiã nas mulheres há anos. Suas pesquisas têm objetivo de analisar, observar e medir os seios das voluntárias.
Algumas delas aceitaram suspender o uso do sutiã em algumas ocasiões como na academia. Segundo as conclusões preliminares do estudo, quando não se usa sutiã, os seios sobem em média 7 mm ao ano. O motivo? Os seios se fortalecem.
Para muitas das voluntárias da pesquisa, praticar atividades físicas sem sutiã não é um problema, assim como ir a trabalho ou ficar em casa. Os seios não doem no final das atividades e nem sentem pressões ou incômodos ao longo do dia.
Para essas mulheres, o único mal de não usar sutiã é a reação das pessoas que olham de maneira estranha e às vezes dizem que deveriam usar sutiã. Em todo caso, para evitar olhares ou comentários elas escolheram por usar modelos sem alças.
Mitos e verdades sobre o uso de sutiã
Algumas pessoas podem pensar que as mulheres usaram sutiã desde sempre, mas isso não é verdade. O sutiã é uma invenção moderna baseada na moda.
Alguns dos mitos são:
“Sutiã é necessário”
ANÚNCIO
Segundo o médico e pesquisador, Rouillon, o sutiã pode causar estrias, flacidez e perda da firmeza dos seios. Portanto é uma “falsa necessidade”.
“Lutam contra a lei da gravidade”
A pesquisa revelou que o sutiã limita o crescimento dos tecidos que sustentam os seios. Portanto, não apresenta um benefício anatômico e fisiológico.
Além disso, os modelos com armação de metal podem causar lesões e feridas internas e externas.
“Necessário nas atividades físicas e na gravidez”
Isso é totalmente correto, já que nesses momentos os seios sofrem muito esforço e movimentos diferentes do habitual. Portanto, nesses casos devem ser usados modelos especiais.
Outras circunstâncias em que o uso de sutiã é necessário:
Sobrepeso.
Seios grandes em proporção ao corpo.
Mulheres que amamentam ou já passaram pela menopausa.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.