A gravidez é uma das etapas da mulher em que o corpo sofre mudanças bruscas. Por isso, é sempre importante buscar conforto para tornar esses nove meses um período agradável na medida do possível. Tudo se transforma e os pés não escapam disso. Então é importante optar por calçados que ofereçam segurança, mas também nos façam sentir elegantes e na moda.
ANÚNCIO
Sem dúvida, nos primeiros meses de gestação ainda se usam os sapatos que se tem, embora haja alguns médicos que não recomendam saltos altos, pois há uma pequena modificação no eixo da gravidade que pode afetar o equilíbrio. Além disso, à medida que a gravidez avança, a mulher sofre de hiperlordose lombar; isto é, aumenta a curva lombar fisiológica, algo normal.
Então, não ter um calçado adequado pode causar desconforto. Deve ser um sapato que não aperte e que tenha um bom suporte. Natalbien, um laboratório especializado em saúde feminina, afirma que o ideal é que, se você quiser usar sapatos de salto, opte por aqueles com “um salto entre 2 e 4 centímetros, que é o mais recomendado para a biomecânica da caminhada”.
Quando as mudanças no útero e no peso materno aumentam no segundo trimestre, é importante que o calçado se adapte a cada etapa. A revista ‘American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation’ publicou um estudo, replicado pelo jornal ‘El Mundo’ da Espanha, que afirmou que “em até 70% das mulheres, os pés se tornam mais largos e compridos após a primeira gravidez”, podendo crescer entre 2 mm e 10 mm.
Razão pela qual é importante usar calçados de bico largo, que não fiquem apertados e que tenham amortecimento, por isso as sandálias extremamente planas também não são ideais. O ideal é usar sandálias com tiras, que ofereçam segurança, mas que não apertem muito, porque há pessoas que retêm líquidos e têm inchaço nas extremidades inferiores. Elas também podem ser de salto. Estes calçados proporcionam frescor.
Os sapatos devem ser macios e confortáveis, que se adaptem à forma do pé. Aliados formidáveis são os tênis esportivos que tenham uma certa elevação no calcanhar para manter o equilíbrio. Para aquelas que vão passar a gravidez no outono, as botas curtas e folgadas podem fazê-las parecer elegantes sem perder o conforto.
Se é fã de mocassins, eles são excelentes durante a gravidez, apenas certifique-se de que eles fiquem folgados. Agora, se é o seu dia a dia, e os de plataforma eram os protagonistas, então terá que fazer alguns ajustes, pois é vital que estes proporcionem apoio completo ao pé.