A nossa aparência diz muito sobre o que está acontecendo dentro do nosso corpo, por isso você deve prestar atenção aos sinais de que tem a pele desidratada.
ANÚNCIO
Conforme explicado pela Clara, há uma diferença notável entre ter a pele desidratada e tê-la seca. A última é devido à falta de óleos essenciais, também considerada como um tipo de pele, enquanto a outra opção é devido à falta de água, um estado transitório que pode ser corrigido.
Sinais de que tem a pele desidratada
Tende a descamar
Segundo a dermatologista Gadea Braceras para o mesmo meio, "uma pele desidratada é uma pele tensa com descamação, aspereza ao toque e rachaduras". Essas escamas são pequenas células mortas da pele, que brilham após a maquiagem.
Isso ocorre porque "tem um baixo teor de água e seu fator natural de hidratação (um conjunto de substâncias que promovem a hidratação e a retenção de água na pele) está alterado, independentemente de sua espessura ou da secreção sebácea".
As consequências são muitas: desde a exposição solar excessiva, tabagismo, dieta inadequada, mudanças de temperatura, estresse, fadiga, medicação, entre outros.
Falta de luminosidade
A pele do rosto fica bonita quando brilha naturalmente e não por excesso de sebo. Isso é um sinal de que está saudável e viçosa. Quando a pele está desidratada, ela vem acompanhada de uma sensação de aperto e perda de vitalidade.
Maior suscetibilidade ao rubor
Seja quando você vai à praia, aplica um cosmético, transpira muito ou em outras situações em que sua pele fica avermelhada. Terá menos elasticidade, o que eventualmente pode levar a uma maior sensibilidade, com o surgimento de irritações.
ANÚNCIO
As rugas são mais visíveis
Todas temos linhas de expressão, mas entre os sinais de que você tem a pele desidratada destaca-se que suas rugas são mais evidentes, marcadas e profundas.
Coloração desigual
Por último, os diferentes tons de pele e ‘manchinhas’ no rosto podem indicar que deve ser mais rigorosa com a sua rotina de cuidados com a pele, de dia e de noite.