Cabelo

Entenda como os hormônios influenciam na queda de cabelo

Saiba o que pode estar causando a queda do seu cabelo

Mulher olhando para pente e cabelos nas mãos

Quando a queda de cabelo chega em um patamar um tanto quanto anormal, ficamos confusas em relação a causa e muitas vezes, isso pode estar sendo causado pelos nossos hormônios, já que eles desempenham um papel significativo na regulação do ciclo de crescimento do cabelo e acabam influenciando na queda.

Saiba mais:

Dihidrotestosterona (DHT):
A DHT é um hormônio masculino derivado da testosterona através da ação da enzima 5-alfa-redutase.
Em algumas pessoas geneticamente predispostas, a DHT pode encurtar a fase de crescimento do cabelo, levando à miniaturização dos folículos capilares e ao afinamento progressivo do cabelo.
Isso é especialmente relevante na alopecia androgenética, também conhecida como calvície padrão masculina e feminina.

Recomendados

Estrogênio:
O estrogênio é um hormônio feminino que também está presente em homens em quantidades menores.
O estrogênio pode prolongar a fase de crescimento do cabelo e fortalecer os folículos capilares, o que pode resultar em cabelos mais espessos e saudáveis.
Durante a menopausa, quando os níveis de estrogênio diminuem, algumas mulheres podem experimentar queda de cabelo devido a essa diminuição nos efeitos protetores do estrogênio sobre os folículos capilares.

Cortisol:
O cortisol é o principal hormônio do estresse produzido pelas glândulas supra-renais.
O estresse crônico pode levar a níveis elevados de cortisol, o que pode interromper o ciclo de crescimento do cabelo e levar à queda excessiva de cabelo.
Além disso, o estresse pode desencadear condições como a alopecia areata, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os folículos capilares.

Insulina:
A resistência à insulina, comumente associada ao diabetes tipo 2 e à obesidade, pode estar relacionada à queda de cabelo.
Acredita-se que a resistência à insulina possa desencadear inflamação e danos nos folículos capilares, contribuindo para a alopecia.

Tireoide:
Os hormônios da tireoide, como o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), desempenham um papel crucial no crescimento do cabelo.
Tanto o hipotireoidismo (baixa função da tireoide) quanto o hipertireoidismo (alta função da tireoide) podem causar alterações no ciclo de crescimento do cabelo, levando à queda de cabelo difusa.

Se alguém estiver preocupado com a queda de cabelo, é aconselhável consultar um dermatologista ou médico para uma avaliação adequada e tratamento personalizado.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM