Moda

O pior desfile da história? Designer ‘humilha’ suas modelos durante o desfile e causa indignação

Uma famosa marca de moda pediu aos seus assistentes para jogar lixo nos seus modelos e essa ação gerou polêmica nas redes sociais

Una famosa firma de moda pidió a sus asistentes arrojar basura a sus modelos y esta acción encendió las redes.
Desfile ‘Avavav’ causa polêmica nas redes sociais Foto: Unsplash (Foto: Unsplash)

A marca sueca com sede na Itália, ‘AVAVAV’, voltou a causar polêmica nas redes sociais depois de sua recente participação na Semana de Moda de Milão, promovendo um ato que para alguns foi considerado uma humilhação para suas modelos, gerando uma grande discussão nas redes sociais.

ANÚNCIO

Esta não é a primeira vez que a marca se encontra no centro das atenções por seus métodos de apresentar suas roupas, que se caracterizam por seu toque artístico e surreal peculiar que celebridades como Doja Cat têm usado.

A diretora criativa Beate Karlsson, comprometida não apenas em mostrar suas novas coleções, mas em oferecer um verdadeiro espetáculo que conseguiu gerar expectativa desde o início em 2020, conseguiu posicionar sua marca como uma das mais esperadas na Semana de Moda; no entanto, para alguns, parece ter ultrapassado a linha com uma polêmica proposta aos seus assistentes.

A famosa marca de moda viralizou em setembro do ano passado, depois que seus modelos desfilaram semidespidos e vestindo suas roupas enquanto caminhavam de forma apressada, aparentando estar discutindo com alguém nos bastidores e chegando atrasados para o desfile, exibindo looks desalinhados.

AVAVAV está se tornando viral por jogar lixo em seus modelos

A marca conseguiu levar o título do ‘desfile mais polêmico’ da Semana de Moda, depois de receber seus convidados na primeira fila do desfile com um balde de lixo e luvas, dando instruções específicas para que fossem lançados diretamente em suas modelos enquanto desfilavam.

Embora inicialmente os convidados tenham se sentido envergonhados e com medo de fazê-lo, pouco a pouco foram perdendo a timidez e começaram a jogar os resíduos nos modelos, sujando suas roupas com restos de comida, líquidos, cascas de frutas, lenços, papel de embrulho e outros resíduos.

Entretanto, os modelos, embora tenham sido atingidos em diferentes partes de seus corpos e suas roupas e maquiagem, ficaram arruinados. Eles não fizeram nada para evitar que isso acontecesse. Para finalizar, Beate Karlsson saiu dos bastidores no final do desfile e também não escapou de um bolo no rosto.

ANÚNCIO

No entanto, isso não ajudou a fazer com que os usuários reagissem a essa ideia, que muitos consideraram uma humilhação aos seus modelos: "Eles criaram o conceito de lixo porque não tiveram que desfilar como as modelos. As modelos são humanas, os designers e as equipes às vezes esquecem disso", "Que vergonha terem que humilhar as modelos para que lhes dêem atenção".

O que quis dizer a marca de moda com seu desfile?

Após a polêmica, a marca AVAVAV lançou um comunicado em redes sociais explicando o fundo do seu desfile, comentando sobre a importância do amor próprio:

"No período medieval, as pessoas costumavam atirar fezes, pedras e lixo umas nas outras. Online, esses atos não são coisa do passado, pois os comentários de ódio na Internet se tornaram parte da cultura moderna. O programa apresentado é um experimento no qual essa brutalidade verbal é traduzida em um espaço físico onde os modelos atuam como símbolos de auto-respeito, mantendo a expressão séria e a cabeça erguida enquanto são criticados. Muito obrigado a todos os modelos que desempenharam um papel tão importante nesta performance".


Últimas Notícias