O aroma é uma das armas de sedução mais poderosas, que pode fazer a diferença entre iniciar um romance ou não, pois o cheiro desempenha um papel muito importante na sociedade, através dele é possível conhecer muitos aspectos de uma pessoa sem sequer conhecê-la. É por isso que o perfume é um elemento a mais que se deve saber escolher para complementar qualquer look.
ANÚNCIO
Escolher não é algo que deve ser feito de forma leviana, pois existem muitos fatores envolvidos nesse jogo, como para qual momento você vai usá-lo e, acima de tudo, qual é o melhor que combina com o seu pH, pois disso dependerá quanto tempo ele durará na pele ou se pode ser alterado a ponto de gerar um odor desagradável, apesar de ser uma fragrância requintada.
O pH da pele é gerado quando a epiderme, que é a camada superficial deste órgão, excreta certa acidez para combater todos os microorganismos que podem danificá-la. A intensidade dessa acidez varia de acordo com cada pessoa, portanto, existem peles ácidas, neutras e alcalinas. De acordo com a que você tiver, você deve escolher seu perfume ou loção.
Os valores de pH estão numa escala de 0 a 14. Zero significa que é muito ácido, enquanto que 14 indica maior alcalinidade. O pH normal da pele humana encontra-se na faixa de 4,7 a 5,75, o que a torna ligeiramente ácida. Para conhecer o teu pH, deves comprar as tiras que o medem, colá-las na área onde aplicas o perfume e, de acordo com a pontuação, ficarás a saber.
Como escolher o aroma adequado para a sua pele
Pele normal
Tem um pH equilibrado dentro da faixa mencionada. Esta pele costuma ser flexível, suave e sem problemas significativos. A maioria dos perfumes deve funcionar bem neste tipo de pele, pois possui um equilíbrio de pH saudável. Fragrâncias florais, amadeiradas, cítricas e orientais costumam funcionar bem.
Pele seca
Tende a ter um pH mais alto, o que significa que é mais alcalina. A pele seca pode sentir-se esticada, áspera e propensa a irritações. Perfumes como os orientais ou gourmands podem ser uma boa escolha.
Pele oleosa
Tem um pH mais baixo, inclinando-se para o lado ácido. Opte por perfumes mais leves e frescos, como fragrâncias cítricas, aquáticas ou florais ligeiras. As fragrâncias à base de álcool, que tendem a evaporar mais rapidamente, também podem ser adequadas.
Lembre-se de experimentar o perfume diretamente em sua pele, em vez de em um cartão de teste. A química da pele pode afetar como a fragrância se desenvolve. As mais leves e frescas são ideais para o dia, enquanto as mais ricas e profundas podem ser mais adequadas para a noite.