Beleza

3 dicas para aumentar o colágeno na pele, segundo os especialistas

Além de aumentá-la na pele, deve-se prevenir perda da proteína

Aumentar el colágeno en la piel es posible con algunas medidas

O armazenamento de colágeno que temos em nossa pele começa a diminuir à medida que os anos passam. É um processo inevitável para todos. Por isso, é vital cuidar-se para prevenir.

Quanto mais cuidarmos da perda dessa proteína, melhor nossa pele parecerá ao envelhecer. Os cuidados básicos incluem proteger-se dos danos do envelhecimento, como os raios UV do Sol.

“O colágeno é a estrutura que sustenta a pele”, explicou a dermatologista Emma Craythorne à revista ‘Vogue’. “Quanto menos colágeno (...), maior flacidez da pele e maior profundidade dos poros e rugas”.

No entanto, não só podemos proteger nossas reservas de colágeno com medidas simples como sempre usar protetor solar, também é possível aumentar sua produção no organismo.

As maneiras de aumentar o colágeno

Embora a maioria das formas eficazes de estimular o colágeno na pele seja alcançada com tratamentos estéticos em clínicas, como as microagulhas, existem algumas maneiras de consegui-lo em casa.

Se você quer saber quais são, continue lendo para descobrir três das mais eficazes para esse objetivo, de acordo com especialistas consultados pela edição espanhola da revista ‘Vogue’.

Usar retinoides vendidos em farmácias

De acordo com Emma Craythorne, uma maneira simples de aumentar o colágeno na pele sem precisar de um especialista é usar os retinoides que estão à venda nas farmácias.

"A vitamina A atua como um hormônio que transmite mensagens aos fibroblastos da derme, ordenando que se ativem e produzam mais colágeno e ácido hialurônico", apontou.

A especialista esclarece que, se você não quer usar retinoides ou não os encontra, também pode optar por aplicar vitamina C na pele, pois ela também ajuda no processo de síntese de colágeno.

Manter uma dieta que favoreça a produção de colágeno

Outra forma de aumentar o colágeno é incluir permanentemente na nossa dieta alimentos que contenham os nutrientes necessários para favorecer a sua produção natural na nossa pele.

A doutora estética Sophie Shotter afirmou ao meio citado que o corpo precisa de vitamina C, zinco, manganês e cobre para produzir colágeno, portanto, é importante incluí-los na dieta.

melhorar a autoestima

Tomar suplementos de colágeno

Acredita-se que tomar suplementos de colágeno também aumenta seus níveis. Geralmente, a proteína é absorvida e distribuída pelo sangue, mas chega à pele por meio de outros órgãos.

Logo após, "estimula a proliferação de fibroblastos, gerando a produção de colágeno fresco", afirmou à revista Anna Lahey, fundadora dos envelopes de colágeno Vida Glow.

Os especialistas não são adeptos destes produtos porque não há estudos que comprovem que os péptidos chegam à pele, mas Craythorne afirma que hidratam se forem tomados regularmente.

Lahey, por sua vez, sustenta que os suplementos de colágeno que devem ser tomados para aumentá-lo na derme devem ser marinhos, hidrolisados e de alta qualidade.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM