Beleza

Dicas para disfarçar olheiras e por que sua cor importa, segundo especialistas

Olheiras marrons e azuis devem ser tratadas de maneira diferente

Trucos para disimular las ojeras y por qué su color importa
Truques para disfarçar olheiras e por que sua cor importa Freepik (Foto: Freepik)

Um dos problemas estéticos que mais afetam as mulheres em sua autoestima é o aparecimento das olheiras. Com o passar da idade, elas se acentuam, mas isso não significa que na juventude não se sofra com elas.

ANÚNCIO

As olheiras são aquelas depressões abaixo dos olhos que podem apresentar diferentes tons, marrom, azul ou violáceo; dão ao rosto uma aparência de cansaço, tristeza e mais idade.

O ‘jornal ABC’ entrevistou vários especialistas, que concordaram que existem duas maneiras de lidar com olheiras: disfarçá-las com a ajuda de maquiagem ou tentar eliminá-las (ou pelo menos melhorá-las) com cremes e tratamentos estéticos.

A pele ao redor dos olhos é muito mais fina do que o resto do rosto, de acordo com especialistas, até cinco vezes mais. Além disso, possui menos glândulas sebáceas e circulação sanguínea pior. Isso tudo faz com que a área dos olhos seja mais sensível e propensa a problemas como olheiras, bolsas, rugas e até mesmo flacidez.

Que tipo de olheiras você tem?

Para saber como agir, recomenda-se que você conheça o tipo de olheiras que tem. Ana Santamarina, especialista em dermocosmética e formulação, fala de dois tipos: "as pigmentares (marrons) e as vasculares (azuis). As primeiras se caracterizam por seu tom amarelado e a causa principal de sua aparição é um excesso de exposição à radiação UV e um afinamento da pele provocado pelo envelhecimento".

A doutora Elena Jiménez destaca que "as olheiras marrons são genéticas e são resultado de um aumento dos melanócitos, que são as células que dão cor à pele".

As azuis ou vasculares, Santamarina indica que "a causa de sua aparência geralmente é a dilatação dos vasos sanguíneos devido a problemas de circulação; quando a pele é muito fina, quase 'se torna transparente', deixando ver o tom das pequenas veias".

ANÚNCIO

É importante ressaltar que fatores como o cansaço, a falta de sono e a idade influenciam na evidência dessas olheiras.

Como tratar as olheiras

Ao combater as olheiras, é importante incorporar um produto específico para essa área tanto na rotina de beleza da manhã quanto na rotina da noite. Mas para melhorar a aparência das olheiras, não serve qualquer creme para os olhos.

De acordo com especialistas, no caso das olheiras pigmentadas ou marrons, escolha produtos que incluam em sua formulação: "retinol, que ao estimular a síntese de colágeno consegue engrossar a pele; niacinamida, para clarear o tom tanto amarelado quanto escuro; vitamina C, por ser um grande ativo iluminador; e ácido tranexâmico, que regula o processo de formação de manchas ao prevenir a acumulação de melanina".

No caso das olheiras vasculares ou azuis, recomendam-se produtos que incluam "vitamina K óxido, com propriedades descongestionantes, melhora a drenagem linfática e a microcirculação sanguínea".

Para as olheiras azuladas, massagem drenante para favorecer a microcirculação da área. Muitos produtos para a região dos olhos incluem um aplicador com efeito frio que ajudam a potencializar a massagem drenante.

Tratamentos estéticos para eliminá-las

Se o que você quer é eliminá-las, você deve procurar uma clínica onde os especialistas avaliarão o melhor tratamento. A doutora Elena Jiménez comentou que "no caso das olheiras marrons, é possível aplicar laser CO2 e cremes despigmentantes, mas nunca se chegará à correção completa dessa coloração".

"É complicado, uma vez que se trata de uma distribuição de células muito profunda, localizada na camada basal, que também é genética e na área próxima ao olho é muito fácil gerar cicatrizes que deixem sequelas."

Para olheiras azuis, a médica explica que "é possível melhorar através das técnicas de transferência de gordura local, o que é chamado de Nanofat, que nada mais é do que uma gordura processada de forma específica para obter células. Esse processamento da gordura permite que ela seja injetada na forma de mesoterapia com agulhas muito finas".

Quando a olheira está afundada, aposte em "qualquer tratamento que dê volume à área, pois vai parecer menos escura, mas apenas porque estão mais elevadas".

O preenchimento do olho com ácido hialurônico é um dos mais procurados, embora seja sempre o profissional quem avalie o protocolo específico em cada caso.

Maquiagem para disfarçar as olheiras

A maquiagem é a grande aliada para disfarçar as olheiras.

Para corrigir olheiras azuis e roxas, a maquiadora Cristina Lobato aconselha "pré-corrigir primeiro com um corretor com pigmento amarelo e depois neutralizar com um tom que traga mais luminosidade e seja o mais similar possível ao tom de pele. Depois, seria necessário cobrir com a base de maquiagem".

No caso das olheiras marrons, o ideal é “aplicar um corretor em tom salmão e depois neutralizar com a base de maquiagem”.

Tags


Últimas Notícias