Dicas para disfarçar olheiras e por que sua cor importa, segundo especialistas
Olheiras marrons e azuis devem ser tratadas de maneira diferente
PorAlicia De La Rosa
Um dos problemas estéticos que mais afetam as mulheres em sua autoestima é o aparecimento das olheiras. Com o passar da idade, elas se acentuam, mas isso não significa que na juventude não se sofra com elas.
ANÚNCIO
As olheiras são aquelas depressões abaixo dos olhos que podem apresentar diferentes tons, marrom, azul ou violáceo; dão ao rosto uma aparência de cansaço, tristeza e mais idade.
O ‘jornal ABC’ entrevistou vários especialistas, que concordaram que existem duas maneiras de lidar com olheiras: disfarçá-las com a ajuda de maquiagem ou tentar eliminá-las (ou pelo menos melhorá-las) com cremes e tratamentos estéticos.
A pele ao redor dos olhos é muito mais fina do que o resto do rosto, de acordo com especialistas, até cinco vezes mais. Além disso, possui menos glândulas sebáceas e circulação sanguínea pior. Isso tudo faz com que a área dos olhos seja mais sensível e propensa a problemas como olheiras, bolsas, rugas e até mesmo flacidez.
Que tipo de olheiras você tem?
Para saber como agir, recomenda-se que você conheça o tipo de olheiras que tem. Ana Santamarina, especialista em dermocosmética e formulação, fala de dois tipos: "as pigmentares (marrons) e as vasculares (azuis). As primeiras se caracterizam por seu tom amarelado e a causa principal de sua aparição é um excesso de exposição à radiação UV e um afinamento da pele provocado pelo envelhecimento".