A Mango é uma das primeiras grandes empresas de moda a incluir todas as suas iniciativas sustentáveis (produção de peças com 79% de materiais sustentáveis, iniciativas educativas e reciclagem) em um conceito chamado Mindful Shopping, que convida a repensar, em meio a um desperdício têxtil avassalador, na hora de fazer uma nova compra.
ANÚNCIO
É por esta razão que ele convidou Pilar Castaño, sua porta-voz e especialista, e referência da moda colombiana, para enfatizar o assunto. E Castaño sabe que agora a sustentabilidade impera.
“É precisamente a mudança de mentalidade na linguagem da moda. O planeta está gravemente ferido: não pode haver mais toxicidade nas águas, não pode haver mais aquecimento global, não pode haver mais resíduos nos desertos como o de Atacama, embora na Colômbia estejamos na mesma situação”, explica Pilar Castaño.
"E ainda se continua a usar couro animal. Somos a segunda indústria, depois do petróleo, com a culpa na testa de tudo o que está acontecendo no planeta. Portanto, a moda precisa mudar, mas a Mango fez isso há 20 anos. Há 20 anos, essa família catalã, proprietária dessa grande empresa multinacional, entendeu que deveríamos reutilizar e usar materiais mais sustentáveis. Agora, isso em relação à matéria-prima, mas metade está no comprador. O primeiro conselho seria, então, comprar o seu guarda-roupa", afirma.
Estes são os conselhos da especialista
Dicas de Pilar Castaño para parecer elegante em qualquer idade e fazer compras inteligentes
Primeiro, procure no seu armário antes de seguir qualquer tendência. “Se você gosta da cor chocolate, que é a cor da moda, ou da cor lavanda ou da cor pistache, antes de correr para a loja, é importante entender que reciclar é sustentar. Por isso, a palavra sustentabilidade significa que a peça deve durar mais tempo no seu corpo”, afirma a especialista em moda.
“Isto implica que as peças devem aguentar pelo menos 60 usos. Peças que você possa reciclar, que possa dar para suas filhas, sobrinhas, amigas. Que elas possam amar.” “O que é herdado é criar uma nova linguagem em casa e reutilizar o que temos, e não peças descartáveis. Por isso, é necessário travar uma guerra frontal contra a moda rápida”, explica.
Compre um bom guarda-roupa se você não sabe o que adquirir. “Ao ter estado 14 anos com a Mango, tenho tido a experiência de ser ouvida. Muitas vezes, estou diante do espelho com um cliente e digo-lhe que essa não é a sua cor ou que não posso acreditar que ele tenha certas cores no armário. Portanto, é uma questão de observação. Assim, eles são direcionados para uma consciência, mas realmente é analisar isso: compramos as tendências porque nos fazem sentir felizes, mas elas passam rapidamente. Por isso, sempre direciono as pessoas para o guarda-roupa básico.”
ANÚNCIO
"Isto implica comprar de forma inteligente: os básicos. São neutros, sempre. E aos poucos, você vai aprendendo e vendo o que vai envolver o seu corpo e te transformar e empoderar. E que não é preciso comprar por comprar", afirma Castaño.
Se não souber o que comprar na loja, pode buscar ajuda ou participar de eventos especializados. “Com nossas lojas e nossa presença física, toda vez que chega uma nova coleção, é claro que vemos quais peças icônicas da Mango são as que mais ajudam a montar esses guarda-roupas”, afirma a especialista.
"Isso acontece porque vemos casacos ou conhecemos muitos neutros. A Mango sempre teve essa linguagem por anos", enfatiza Castaño.
Sim, é preciso considerar a idade para comprar. “Você precisa pensar em sua profissão, clima, idade, altura, peso. Todas as tendências se ajustam de forma assertiva. Embora a linguagem da moda seja infinita, ela é totalmente polifacética. Mas é preciso pensar em se vestir de acordo com a sua idade. Não se vestir como uma jovem se você for mais velha e vice-versa.”
Estas são as peças básicas que você pode ter se não sabe o que comprar. “É preciso pensar em peças como um grande sobretudo, se estiver em Bogotá, porque ele te acompanha em mil momentos: no aeroporto, no trabalho, enfim. Depois um bom casaco, e em seguida uma jaqueta acolchoada”, explica a especialista.
"Depois um suéter. Umas duas ou três camisas. Uma branca, para te iluminar e suavizar as linhas do rosto. Para ser a sua água e sabão, como dizia Truman Capote", explica Pilar Castaño, sobre as considerações ao comprar.
“Também precisa ter uma camisa preta para a noite, uma intermédia, azul ou estampada e calças escuras. Se tiver ancas largas, umas calças retas. E, claro, um bom blazer e uma boa saia”, afirma.
Isso é o que você deve fazer se quiser se arriscar com as tendências. “É preciso sair da zona de conforto. O moletom é para ficar com os cachorrinhos em casa. É por isso que a Mango tem as roupas mais maravilhosas para viajar com elegância e beleza. Agora, o que Jenn Ceballos nos oferece para o fim do ano é encontrar uma peça com brilhos e também atemporal, mas no meu caso eu posso usar uma calça de veludo e uma camisa brilhante. Ela, que é mais jovem, pode usar essas minissaias e um casaco preto, que todas nós poderíamos ter também, por ser atemporal, assim como a calça de veludo preta”, conta generosamente Castaño.
"Tudo depende muito de cada pessoa, mas uma jaqueta de couro masculina já transcendeu os gêneros. Assim como as calças e as camisas brancas ou jeans. E há peças finalizadas com pérolas, porque o excesso já não deve existir em nenhum lugar, nem em nenhuma coleção, nem nos encher de inventário, porque o planeta não aguenta."
O que falta para Pilar Castaño comprar?
A jornalista de moda é clara e engenhosa a respeito. “Já devemos ter tudo o que precisamos, porque como minha mãe dizia, o ‘pau já não dá para colheres’. Mas somos mulheres e a moda nos transforma. Por essa razão existem marcas como esta. E com suas novas coleções, a gente morre de felicidade. Eu tenho algo prateado, pelo brilho de fim de ano. Evoca celebração. E um casaco preto atemporal maravilhoso, que te faz sentir como Lauren Bacall em Casablanca, e são peças que se guardam”, evoca.
A Mango traz para o Natal e festas a sua coleção com a influenciadora Jen Ceballos, que em sua seleção oferece peças slip dos anos 1990, casacos em tons neutros, a elegância de Halston e a audácia do Y2K para montar um guarda-roupa versátil e único.