Moda

Ela é a modelo que ‘acabou’ com Marilyn Monroe

Leslie Lawson foi uma icônica modelo dos anos 1960 que revolucionou os padrões de beleza

¿Quién es la modelo que cambó los cánones de belleza?
Quem é a modelo que abalou os padrões de beleza nos anos 1960 Foto: Pexels (Foto: Pexels)

Se você alguma vez se perguntou quem estabeleceu os padrões de beleza, a resposta começa com um jovem de Londres, Reino Unido, que chegou para revolucionar os padrões, tornando-se a primeira supermodelo que, além disso, causou um grande impacto no mundo da moda.

ANÚNCIO

Ao longo do tempo, mulheres ao redor do mundo sofreram os estragos de um cânone de beleza que exige que todas elas cumpram uma medida que está longe da realidade, provocando nelas sérios transtornos alimentícios que, inclusive, levaram algumas à morte.

Twiggy
Twiggy Vogue (Vogue)

Isto não significa que esta icónica supermodelo de nome Leslie Lawson fosse a culpada disso, nem muito menos que fosse ela quem estabelecesse quais são as medidas que uma mulher deveria ter, mas é um fato que sua influência foi tão grande que desde os anos 60, acabou por mudar o chip na indústria da moda e com ela, seu público.

Twiggy, a modelo que mudou os padrões de beleza

Sem uma longa cabeleira, mais com um corte pixie, grandes olhos com rímel dramático nas pestanas inferiores que acentuavam a redondez dos mesmos, um rosto fino e pequeno e sem as curvas habituais que transformariam de um símbolo sexual a Marilyn Monroe, Leslie Hornby, melhor conhecida como ‘Twiggy’ chegou para conquistar o mundo da moda.

Seu apelido poderia ser traduzido como ‘ramita’ devido ao seu corpo magro e pequeno, totalmente contrário às mulheres da época dos anos 1960 que por muito tempo colocaram esse padrão de beleza como correto, onde apenas as curvas eram as favoritas na década de 1950.

Sua influência foi tão grande que rapidamente as medidas mudaram, os padrões se transformaram e deram lugar a outras mulheres na indústria com medidas ‘pequenas’ como Kate Moss.

Com 40 quilos e 1,68 de altura, Twiggy ou Leslie Hornby nasceu em 19 de setembro de 1949 e cresceu nos subúrbios de Londres, de uma família humilde, seu pai William Hornby era carpinteiro e, como ela contou em entrevistas, era uma grande apaixonada por moda quando era adolescente, sem saber que um dia se tornaria um ícone de sua paixão.

ANÚNCIO

Como começou a 'Twiggy' no mundo da moda?

Existem diferentes teorias que apontam como foi descoberta 'Twiggy', a primeira delas menciona que foi incentivada por uma conhecida a se tornar modelo, mas segundo o arquivo de 'Vogue', a história muda de protagonista e seria um homem de Londres de nome Nigel Davis, que teria visto a jovem quando ela trabalhava em uma cabeleireira e ficou encantado com sua beleza.

O homem teria entrado em contato imediatamente com o famoso estilista Leonard, que chamou Barry Lategan para sua primeira sessão de fotos.

A modelo compareceu com o seu namorado, que, ao ver que Leslie estava se mordendo as unhas, disse-lhe “Para de te morder as unhas, ‘Twigs’”, quando Leonard comentou: “Como o chamaste?” ao que Justin respondeu: “‘Twiggy’. Ela é tão magra’”, o que acabou por agradar ao famoso estilista e ele recomendou que ela ficasse com esse apelido: “Se ela se tornar profissional, que use esse nome”.

Após este evento, Leslie voltou ao estúdio com uma mudança em sua imagem de cabelo curto e cílios dramáticos pintados no rosto que seu namorado retomou das bonecas de sua irmã. Depois, a jornalista Deidre McSharry fez um artigo sobre Twiggy com o título: “Twiggy, o rosto de 66”, consolidando-a como um verdadeiro ícone da moda que até hoje continua sendo um referencial.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias