Beleza

Como descobrir se sua pele é seca ou desidratada?

Elas tem uma boa diferença

Como descobrir se sua pele é seca ou desidratada?
Como descobrir se sua pele é seca ou desidratada? (Reprodução: Pexels)

Saber o nosso tipo de pele é essencial para entender se ela é seca ou desidratada, e se você pensa que as duas são a mesma coisa, está bem enganada. Afinal, apesar de apresentar como problemas de pele semelhantes como a aparência opaca e a sensação de sempre estarem duras, elas não são só diferentes, mas precisam ser tratadas de modo diferente também.

ANÚNCIO

Leia também:

Jennifer Garner é elogiada por post sem maquiagem aos 51 anos

A pele seca, por exemplo, é um tipo de pele que não muda e depende das estações, da sua dieta e do ambiente, já que a causa da pele seca em si é a falta de biossíntese suficiente dos lipídios naturais ou das substâncias que retém água. Com isso, vemos que é um problema causado pela falta de óleos na pele, além de uma barreira fraca que mostra que sua pele se esforça demais para manter os óleos protetores que produz.

Já a pele desidratada em si, é uma condição que muda e flutua dependendo das estações, da dieta e do ambiente, já que é causada principalmente pela falta de água e afeta qualquer tipo de pele, até mesmo as oleosas. A água é um grande fator, mas ela também pode ser causada por banhos quentes em excesso, UVA da luz solar, mudanças no clima e até na sua dieta, como o excesso de sal e cafeína.

Na pele seca, vemos uma aparência mais escamosa e pontos brancos, além da irritação e da incidência de psoríase, eczema ou dermatite. Já na pele desidratada, vemos uma mancha mais escura nos olhos, coceira, linhas finas e rugas mais sensíveis. A pele seca, por exemplo pode estar até ligada aos pulmões e intestinos, para quem tem problema de asma e prisão do ventre, por exemplo.

Já a pele desidratada é principalmente pela redução do teor de água no corpo, ou até pela limpeza excessiva, mas se melhor investigada, por revelar uma predisposição genética para a pele seca. Entre os sintomas estão a falta da pele não reter água suficiente ou perder muita água em vias invisíveis já que o aumento de evaporação leva à desidratação.

ANÚNCIO

Se você já percebeu isso, vale a pena consultar seu médico para entender mais sobre o tratamento adequado, além de buscar as principais causas para cortar o mal pela raiz.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias