Beleza

5 curiosidades sobre a Barbie: da boneca que a inspirou à pessoa que deu seu nome

Ruth Handler teve a inspiração para criar o brinquedo em dois momentos de sua vida

La muñeca Barbie debutó en una feria de juguetes el 9 de marzo de 1959
A boneca Barbie debutou em uma feira de brinquedos em 9 de março de 1959 (© 2023 Mattel / © WBEI (s23))

Mais de 60 anos após o lançamento da primeira Barbie, a produção cinematográfica em ação real homônima sobre a icônica boneca da Mattel finalmente chegou aos cinemas do mundo na quinta-feira, 20 de julho.

ANÚNCIO

Com o lançamento do aguardado filme, o interesse do público na história da criação de Ruth Handler aumentou drasticamente. Por isso, vamos contar a você cinco coisas sobre o brinquedo que talvez não soubesse.

Ruth Handler teve a ideia de criar a Barbie ao ver sua filha brincar

Em entrevista para a BBC em 1997, a criadora da Barbie e sua filha, Barbara Handler, falaram sobre a invenção da boneca, incluindo como foi que Ruth Handler teve a ideia de criar a Barbie.

"Barbie costumava brincar com bonecas de papel. E durante anos a observei brincando com as bonecas de papel com suas amigas, e fiquei fascinada com a maneira como elas brincavam e se projetavam...", contou.

Daquela observação, a inventora teve a ideia e não hesitou em compartilhar com seu marido e cofundador da Mattel, Elliot Handler, bem como outros membros da companhia de brinquedos.

"Eu estava tentando expressar essa ideia para Elliot e os outros designers da Mattel, mas eu não conseguia uma reação favorável de nenhum deles. Então, gradualmente, eu desisti da ideia", confessou.

A Barbie foi inspirada em uma boneca para adultos

Mais tarde, a ideia ressurgiu com força em Ruth durante uma viagem que a família fez à Suíça.

ANÚNCIO

Passamos por uma loja de brinquedos e lá na vitrine havia um lindo arranjo de uma boneca com figura adulta de cerca de 30 cm de altura, lembrou Handler à BBC.

"E esta boneca estava sentada num balanço de cordas, vestida com um traje de ski muito europeu. E havia outras seis ou sete bonecas como ela com diferentes tipos de trajes europeus de ski, que Barbara e eu pensamos que eram simplesmente lindas", detalhou.

De acordo com o que ela contou, tanto ela quanto sua filha ficaram "loucas" pelo brinquedo que acabou por ser Lilli, uma boneca da Alemanha inspirada em uma história em quadrinhos publicada em um jornal do país.

A figura era destinada para público adulto, mas também para o infantil. Naquela época, Barbara era uma jovem de 15 anos, mas ela queria ter uma dessas bonecas.

Não conseguia decidir qual queria porque cada roupa de esqui era diferente. Então perguntei à vendedora, 'Posso comprar esse estilo e comprar aquela roupa?' e a mulher me olhou como se eu estivesse louca. Só uma americana louca faria essa pergunta ", lembrou.

“Não, se você quiser esse visual, tem que comprar essa boneca; se quiser esse visual, compre essa outra boneca”, respondeu. “Foi então que a lâmpada se acendeu”, revelou a visionária falecida em 2002 sobre como surgiu a ideia de vender uma boneca com um armário de looks.

Ruth deu o nome à boneca em homenagem à sua filha

Após aquela viagem, Ruth Handler começou a trabalhar no projeto e decidiu nomear a boneca com o nome de sua herdeira: Barbie. A Mattel finalmente a lançou no final dos anos 50.

Barbara Handler tinha 18 anos naquele momento e odiava "ser conhecida como a inspiração da boneca Barbie". Isso a incomodava", confessou sua mãe à mídia citada anteriormente.

"Era muito estranho. As pessoas se aproximavam de mim para me pedir um autógrafo", reconheceu a filha de Ruth e Elliot Handler. "Quando chegavam e me diziam 'Ah, você é a verdadeira Barbie', eu não conseguia entender".

“Porque esse era simplesmente o nome que deram à boneca, mas muitos acreditavam que eu tinha sido o modelo e que ela se parecia comigo e que se supunha que eu era ela. Mas isso não é verdade”, esclareceu.

Handler tentou não fazer a Barbie muito “bonita”

A mente por trás da boneca também confessou que, junto com os designers da Mattel, tentaram “não fazer a boneca demasiado bonita” quando a estavam desenvolvendo.

Não estávamos tão ansiosos por ter uma boneca bonita, porque sentíamos que as meninas fossem se projetar nessa boneca, e não queríamos que uma menina pequena se sentisse ameaçada pela beleza da Barbie, explicou ao meio britânico.

Alguns homens no negócio de brinquedos pensaram que fracassaria

A Mattel apresentou a primeira Barbie na Feira de Brinquedos em Nova York em 9 de março de 1959. Naquela época, alguns homens não gostaram dela e acharam que ela não venderia bem.

"Metade dos nossos clientes realmente não gostou. Os homens pensaram que as mulheres não comprariam uma boneca com o corpo de mulher, com seios, cintura estreita e tornozelos finos; esta boneca de aparência adulta e sexual", detalhou Ruth.

Os homens pensaram que suas esposas não as quereriam e que não era apropriado para crianças, mas estavam errados. As mulheres, por outro lado, imediatamente se encantaram com a boneca. Assim que elas foram colocadas nas estantes, as mulheres as arrebataram para comprar para suas filhas”, lembrou.

Desde então, 64 anos se passaram e Barbie se manteve como um ícone; ela ainda causa furor e agora tem um filme de ação real aclamado pela crítica especializada.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias