Maquiagem

Sem derreter: essas dicas vão fazer sua make durar horas mesmo nos dias mais quentes

O calor pode ser um inimigo da maquiagem perfeita, mas com essas dicas você pode ficar sossegada

Sem derreter: essas dicas vão fazer sua make durar horas mesmo nos dias mais quentes

O verão 2023 já chegou com tudo. Os dias quentes, praia, piscina, passeios ao livre, tudo fica mais gostoso nessa época do ano. Bom, quase tudo. A sua maquiagem, com certeza é algo que sofre com o verão.

Mas se você estava se perguntando como fazer para ter uma make mais duradoura e com tudo no lugar, seus problemas acabaram. Com as dicas, produtos e preparação da pele certos, você poderá arrasar por aí com a sua maquiagem de milhões e sem preocupação.

O site da revista L’Officiel perguntou para a maquiadora e fundadora do aplicativo Be Beleza Tech, Carolina Habeyche, as suas maiores dicas para fazer o visual durar o dia todo.

Nos dias antes da preparação de maquiagem, quais são os passos de skincare que a pessoa pode fazer para sua produção durar mais?

A minha dica para fazer a maquiagem durar mais é fazer uma excelente limpeza, e isso inclui também uma máscara facial. Eu gosto muito de dois tipos de máscara, a de argila verde para quem tem a pele mais oleosa e a de argila dourada para quem tem a pele mais seca, mais opaca, para deixar a pele mais luminosa. Na época que eu maquiava noivas, eu usava muito o recurso da máscara de argila na véspera - e às vezes até na véspera do evento. E aí no dia, é fazer uma limpeza profunda da pele.

Quais são os produtos indispensáveis para fazer uma maquiagem durar mais?

São produtos de limpeza. Então, é usar um sabonete especial para o tipo de pele da pessoa. Após o uso do sabonete, o que eu indico é usar uma água micelar para tirar qualquer resquício de sujeiras, e o terceiro passo é a hidratação.

Mesmo peles oleosas precisam usar hidratante, há diferentes tipos de hidrantes para diferentes necessidades. Os hidratantes para pele seca são mais oleosos, mais pesados, com uma textura mais densa. Já os hidratantes para pele oleosa costumam ter uma textura mais de sérum. E aí sim aplicar o primer - focando nisso do primers específicos para cada tipo de pele - e aí depois os produtos de maquiagem.

Quais são as principais diferenças da preparação de maquiagem para o verão e outras estações do ano?

A principal diferença da preparação de pele para o verão é essa questão da limpeza, ela precisa ser mais profunda. Isso porque maquiar uma pele que tem oleosidade em excesso, essa maquiagem não vai aderir. Então a gente tem que limpar essa pele, deixar ela bem preparada, devolver a água para ela, então assim... no verão eu procuro usar hidratantes mais leves, esses hidratantes que são estilo mais sérum, mais líquidos, para devolver mais água e menos óleo para a pele.

Tem um truque que é antigo, mas funciona, que é fazer uma imersão em água gelada, ou com cubos de gelo, ou até mesmo uma massagem com roller que tenha a ponta gelada. Isso dá uma diminuída nos poros e ajuda bem nesse aspecto mais lisinho da pele, sem contar a refrescância que isso traz para uma maquiagem de verão.

Já para a maquiagem de inverno, de temperaturas mais frias, é necessário cuidar da hidratação mesmo. Porque a pele está mais ressecada, então a gente tem que devolver essa água, esse viço para a pele, então usar hidratantes mais pesados, se a pele tá pedindo por isso. Às vezes até, se a zona T é mais oleosa, usar nessa região um hidratante mais leve e usar um mais pesado na parte que está mais ressecada. Além disso, é importantíssimo não esquecer da hidratação labial, porque para um batom ficar bonito, o lábio precisa estar com a pele íntegra.

Ainda falando de hidratação, abaixo da área dos olhos também é fundamental, principalmente para quem tem linhas ou ruguinhas também é bem fundamental para não craquelar a maquiagem. Independente da idade, você percebe que é uma pele mais sensível, mais fina, e tem uma tendência a acumular mais produtos de maquiagem.

Para finalizar a maquiagem, que produtos são indicados para aumentar a sua duração?

Eu não sou tão fã de sprays fixadores, eu prefiro as brumas e os fixadores que tem efeito mais aguado. Porque aí você pode usar antes da maquiagem e depois também. Aí ela já hidrata e já confere um viço na hora.

Existe alguma diferença entre a fixação de maquiagem em peles bronzeadas ou não? Se sim, qual?

A pele bronzeada, principalmente se a pessoa exagerou no sol, precisa de água. Por isso, é necessário caprichar na hidratação - até mesmo para durar mais o bronzeado. Porque assim... Botou qualquer produto que tenha óleo ou água em cima de uma pele ressecada, ela vai beber da água desse produto e aí a maquiagem vai parecer craquelada. Precisa fazer um filme de hidratação nessa pele para proteger a própria make e deixá-la inteira.

Você tem alguma dica de ouro para aumentar a duração da maquiagem no verão?

Selar bem a maquiagem. Tudo que é maquiagem líquida ou cremosa, quando você coloca um pó em cima, ele faz aderir, fixar melhor. Se vai usar um lápis, fixa ele com uma sombra. Se vai usar uma base, passa um pó - ainda que seja solto - para poder fazer que ela dure mais. Eu gosto muito dos efeitos de pó solto, e agora o mercado está oferecendo opções de pó solto com partículas iluminadoras que fixam a maquiagem e deixam a pele com um viço. Então fazer um movimento com o pincel de depositar o pó e depois esfumar, ou até mesmo com a própria esponja depositando o pó e depois passar um pincel com movimento circular para poder esfumar.

· · ·

+ DICAS E BELEZA:

Conquiste um olhar mais jovem com esses 5 truques de maquiagem

Pele de pêssego: saiba como escolher aliados para a rotina de cuidados de diferentes tipos de pele

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM