Quem já teve unha de gel ou de acrílico sabe o quão importante é fortalecer as unhas depois de remover esses procedimentos. Afinal, as unhas podem ficar fracas e quebradiças por baixo, não se recuperando com tanta facilidade depois de fazer algo assim.
ANÚNCIO
Leia também:
O lifting do rabo de cavalo virou uma febre no meio das cirurgias plásticas
Mas, até quem não passou por uma unha de gel ou de acrílico precisa cuidar das unhas, priorizando esse bem-estar para que elas voltem aos dias de glória. Pode levar um tempo, mas o processo é bem mais fácil do que você imagina. “Assim como condicionamos profundamente e tratamos cabelos secos e super processados, é crucial cuidar da unha e da cutícula”, diz Dana Stern, MD, dermatologista certificada pelo conselho especializada em saúde das unhas, diz “Faça uma pausa de aprimoramentos quando suas unhas precisam de uma pausa e mantenha as unhas mais curtas: unhas mais curtas são menos propensas a quebrar e prender.”
Os danos nas unhas podem acontecer por fatores como a genética, envelhecimento e condições médicas, ou por fatores ambientais que são mais fáceis de controlar. Para cuidar das unhas, é bem fácil e é só você cuidar assim como cuida dos seus fios, que precisam de um corte de vez em quando para crescerem melhores, e também de uma temperatura melhor para não reagir tanto quando estão na água quente.
“As unhas são extremamente absorventes de água, ainda mais do que a pele!” Dr. Stern diz. “Quando a unha absorve água, coloca uma tremenda pressão sobre as células da unha, ou oncóticos, o que pode levar à descamação, quebra e enfraquecimento.” Ela aconselha o uso de luvas ao lavar pratos, trabalhar com água ou fazer trabalhos manuais.
Se você tem a mania de lixar as unhas, é melhor usar lixas de esmeril para cuidar delas.” As lixas de esmeril têm aberturas microscópicas e rachaduras na ponta da unha que levam a descamação, onychoschizia e rachaduras”, explica o Dr. Stern. “Prefiro lixas de vidro ou cristal a lixas de papelão porque elas não causam aberturas microscópicas ou rasgos e, em vez disso, criam uma borda limpa na unha.”
ANÚNCIO
Na hora de remover o esmalte, é melhor usar um removedor do que a acetona por conta dos químicos, além de evitar produtos para o fortalecimento das unhas. No dia-a-dia, mantenha as unhas hidratadas com óleo de girassol, além de usar o ácido glicólico para um melhor tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.