Moda

Estas dicas vão deixar suas roupas branquinhas por mais tempo

Nada de peças amareladas ou manchadas de agora em diante

As peças brancas são indispensáveis em qualquer guarda-roupas, mesmo para aqueles que amam um pretinho básico, não abrem mão de uma camisetinha branca para compor algum look.

Mas todos concordam também que é chato quando as roupas brancas ficam amareladas com o tempo ou com algum mancha.

Para acabar com esses inconvenientes, separamos 10 dicas para ter roupas branquinhas por mais tempo.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Roupas pretas desbotadas? Nunca mais; veja dicas para preservar a cor das suas peças

· · ·

1. Sempre lave suas roupas brancas separadas

Embora possa parecer mais conveniente lavar todas as roupas de uma vez só, o branco é a cor que mais sofre com a mistura de peças. Isso porque as peças coloridas tendem a transferir suas cores para as mais claras, podendo causar um desastre completo.

2. Utilize as medidas certas na lavagem

O excesso de sabão em pó, amaciante ou qualquer outro produto utilizado durante a lavagem pode desgastar as peças e até mesmo manchá-las, o que é ainda mais comum de acontecer com peças brancas. Por isso, coloque apenas a quantidade indicada para cada um deles.

3. De olho na etiqueta

Toda roupa tem instruções de lavagem na etiqueta. Regras sobre a temperatura ideal da água, se a peça pode ser colocada na máquina ou na secadora, quais produtos podem ser usados, se é possível passar com ferro... Siga essas orientações e você não irá comprometer suas roupas brancas.

4. Cuide das manchas antes da lavagem

Em peças brancas as manchas ficam mais perceptíveis e o que muita gente não sabe é que retirá-las depois da lavagem é bem mais difícil. Por isso, faça a inspeção da peça e use produtos que eliminem manchas antes de colocá-la na máquina. Para roupas delicadas, procure por um produto com glicerina na fórmula.

5. Nada de cloro

Os alvejantes com cloro podem até conseguir tirar manchas da sua roupa, mas, devido aos componentes químicos, também podem amarelar e desgastar o tecido. É melhor optar por produtos oxigenados.

6. Truques na manga

Se comprar um produto específico para roupas brancas não é uma possibilidade, vale apelar para alguns truques caseiros. O bicarbonato de sódio funciona como um detergente e ajuda a eliminar manchas mais difíceis e até diluir a gordura que fica no tecido. Usar água quente ou morna também facilita o trabalho do sabão e do bicarbonato, amolecendo as fibras do tecido para que a sujeira se solte logo. Já o vinagre pode auxiliar a branquear as peças, amaciar e tirar odores.

7. De molho no sol

Você já deve ter visto sua mãe ou avó ensaboar a roupa com sabão neutro ou de coco e colocar ao sol. A técnica realmente ajuda a branquear as roupas e tirar manchas, mas é preciso cautela, já que muito tempo de exposição ao sol pode danificar as fibras do tecido. É recomendável que essa prática não se torne um hábito.

8. Seque à sombra

A melhor opção para secar as roupas brancas é não colocá-las diretamente expostas ao sol, sob risco de amarelar o tecido e enfraquecer as fibras com o tempo. Roupas brancas de poliéster costumam ser mais resistentes à luz solar e podem ser colocadas para secar ao sol com prudência, ao contrário de peças brancas de algodão, linho, viscose, modal e nylons, que devem ser mantidas na sombra para preservar a intensidade do branco.

9. Cuidado com o ferro de passar

Além de seguir as instruções da etiqueta na hora de passar a roupa, vale dar uma atenção extra às peças de algodão na cor branca. Isso porque a alta temperatura tende a causar o amarelamento desse tecido e você não vai querer perder todo o trabalho cuidadoso da lavagem nesta última etapa.

10. Guarde com carinho

Para evitar que as roupas brancas fiquem com pó ou manchas no armário, é possível utilizar sacos de TNT, papel de seda ou sacos de tecido na hora de guardá-las, evitando o amarelamento. Não use sacos plásticos ou embalagens fechadas, que podem favorecer o surgimento de mofo.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM