Beleza

Sua rotina de beleza pode estar mais prejudicando do que ajudando a pele

Saiba se você está usando produtos demais

Fazer nossa rotina de cuidados de beleza pode ser um desafio e tanto, ainda mais no começo quando não conhecemos muitos produtos e não sabemos exatamente o que precisamos usar. E isso ficou ainda mais popular com as tendências do TikTok, que a cada nova hashtag que surge também traz produtos novos que pensamos que precisamos usar.

Leia também:

Vitamina B5 para tratar a acne funciona? Um viral do TikTok diz que sim

Acontece que, a gente acaba testando coisas para a pele e o cabelo sem nem saber se precisamos daquilo, e ao adicionar tantos produtos na nossa rotina de beleza, acabamos complicando ainda mais algo que era para ser simples, e também prejudicando nossa pele.

Segundo dermatologistas, as mídias sociais aumentaram o desejo de compra em mais de uma década. “Todo mundo, de influenciadores a celebridades e seu vizinho, está promovendo algum tipo de produto para a pele”, explica Lauren Franco. “Quanto mais você vê e ouve seus ‘testemunhos’, mais você acha que precisa deles. Afirmações irreais levam a expectativas irreais.”

Agora, alguns influenciadores mostram que existem benefícios na hora de reduzir nossas rotinas de beleza. Em teoria, existem oito regras diferentes que mostram a importância de usar hidratante, protetor solar, retinóides e ingredientes ativos. Fora dessa lista, é perigoso usar muitos ingredientes ao mesmo tempo.

E precisamos ficar atentas também aos hacks de cuidados que surgem no TikTok, já que informações erradas podem trazer problemas e irritações para nossa pele, ainda mais com ativos para textura, descoloração e envelhecimento que podem trazer um efeito colateral.

Como saber se estou usando muitos produtos?

Para saber se sua pele vem piorando com as coisas, é só ver se depois de usar certo produto você teve irritação, vermelhidão, descamação, inchaço ou queimação, já que quanto mais ingredientes você usar, maior a probabilidade de encontrar algo que você seja sensível ou alérgico.

Caso você tenha alguma reação, o melhor é reduzir os produtos começando com uma rotina básica de um ou dois ativos, adicionando novos ativos aos poucos para ver o que sua pele tolera. Os retinóides à noite e a vitamina C de manhã são os ideais, além de ir colocando lentamente AHAs e BHAs conforme sua pele responde positivamente.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM